, , , , ,

Museu do Comunismo
Cidade: Praga, Republica Tcheca
Local: Centro, próximo a Estação de Metrô de Můstek .
Período: Pós 2ª Guerra até Queda do Muro de Berlim | 1945 – 1989
Link: http://muzeumkomunismu.cz/
Facebook /Museum-of-Communism-Czech-Republic/
Preço: 07 EUR

Bom, meus caros amigos e leitores continuando o passeio por Praga, em dezembro de 2016, tive a oportunidade de visitar outro museu na cidade. Em Praga há inúmeros museus e exposições, vocês podem conferir neste link na Wikipédia: lista de Museus em Praga.

Certamente como consta nesta lista não há exatamente todos os museus, mas acredito que boa parte deles estão; Enfim … há os mais tradicionais e conhecidos museus da cidade como o Museu Nacional e o Lapidarium, entre outros, em uma outra oportunidade falarei sobre eles.

Passeando pelo centro da cidade, parei para comer um lanche em uma loja da Mc Donalds e por súbito vi uma placa do Museu do Comunismo logo ao lado, que irônico. Logo após terminar o lanche me dirigi ao museu para conhecer um pouco sobre a visão local do comunismo, já que após a 2ª grande guerra a antiga Tchecoslováquia fazia parte da Cortina Vermelha.

O tema comunista é um assunto intrigante e muito presente, por sinal para quem gosta de história e política foi um achado; até bem pouco tempo o comunismo era ainda objeto recorrente em muitos aspectos da política mundial.

O museu é realmente bem simples e pequeno, são algumas salas, na verdade é uma coleção de objetos e mobílias desse período, em parte “amontoadas” ao longo do espaço e separada por temas como sala de aula, agricultura, comércio, esportes, tecnologia, sala de interrogatório, arsenal bélico, artes, painéis com propaganda comunista, muitas referências a Karl Marx, Dubeck, Stalin e Lênin etc… destaque para uma réplica do muro de Berlim que busca representar a atmosfera separatista.

Há também uma sala de vídeo onde um filme apresenta trechos a respeito da Primavera de Praga, neste vídeo estão contidas momentos da revolta popular e a opressão soviética nas ruas de Praga, podemos perceber que o sentimento dos cidadãos na época – e atual – a respeito da truculência e uso da força comunista soviética contra as reformas locais não foi nada agradável. Para saber mais – Texto Brasil Escola | Youtube Occupation Prague Spring 48min .

Bom … para concluir quanto ao museu, eu realmente gostei e acho que vale a pena o ingresso, mesmo que haja outras boas opções de museus na cidade, mas todo museu vai mais ao encontro daquilo que a pessoa deseja e se tratando do tema comunismo achei válido. Entre 01h e 01:30h é suficiente para conhece-lo. Abaixo algumas fotos da exposição.

Obrigado e Valew Valew 😉

Prague Spring | Jan 5, 1968 to Aug 21, 1968

Dubček

Agriculture