Museu do Comunismo #Praga, Republica TCheca

Museu do Comunismo
Cidade: Praga, Republica Tcheca
Local: Centro, próximo a Estação de Metrô de Můstek .
Período: Pós 2ª Guerra até Queda do Muro de Berlim | 1945 – 1989
Site: http://muzeumkomunismu.cz/
Facebook /Museum-of-Communism-Czech-Republic/
Google Maps: https://goo.gl/maps/muzeumkomunismu
Preço: 07 EUR

⭐ Importância Histórica e Conteúdo ⭐ Sala de Exibição e Iluminação ⭐ Qualidade da Coleção dos Itens ⭐ Fotografias e/ou Ilustração Explicativas (em tcheco) ⭐ Localização, Preço e Acesso

Caros amigos e curiosos … Visita realizada em Praga, Dezembro-2016. Tive a oportunidade de encontrar outro museu na cidade o Museu do Comunismo. Simplesmente caminhando pelo centro da cidade, parei para comer um breve lanche em um ponto da Mc Donalds na cidade e por destino vi uma placa escrito Museu do Comunismo logo ao lado, que irônico. Finalizando o lanche fui conferir as relíquias dos “velhos tempos” comunista para conhecer um pouco sobre a visão local desse período, já que após a 2ª grande guerra mundial a antiga Tchecoslováquia era parte dos países que serviam de Cortina de Ferro Soviética.

Czech Republic and Slovakia

O tema comunista é um assunto intrigante e muito presente, que por sinal para quem gosta de história e política foi um achado; até o momento o comunismo ainda é objeto recorrente em muitos aspectos da política mundial.

O museu é realmente bem simples e pequeno, são algumas salas, na verdade é uma coleção de objetos e mobílias desse período, em parte “amontoadas” ao longo do espaço e separada por temas como sala de aula, agricultura, comércio, esportes, tecnologia, sala de interrogatório, arsenal bélico, artes, painéis com propaganda comunista, muitas referências a Karl Marx, Dubeck, Stalin e Lênin etc… destaque para uma réplica do muro de Berlim que busca representar a atmosfera separatista.

Há também uma sala de vídeo onde um filme apresenta trechos a respeito da Primavera de Praga, neste vídeo estão contidas momentos da revolta popular e a opressão soviética nas ruas de Praga, podemos perceber que o sentimento dos cidadãos na época – e atual – a respeito da truculência e uso da força comunista soviética contra as reformas locais não foi nada agradável. Para saber mais – Texto Brasil Escola | Youtube Occupation Prague Spring 48min .

Bom … para concluir, quanto ao museu, eu realmente gostei e abriu ainda mais minha mente em relação aos elementos essenciais da vida vivida na sociedade comunista recente da antiga República da Tchecoslováquia.

Prague Spring | Jan 5, 1968 to Aug 21, 1968
Dubček
Agriculture
Supermarket

Berlim Wall

Lênin
Karl Marx

Hammer and Sickle

Obrigado e Valew Valew  Praga 🇨🇿 !!!

Um comentário em “Museu do Comunismo #Praga, Republica TCheca