Museu do Palatino, Fórum e Coliseu #Roma, Itália

Museu do Palatino, Fórum e Coliseu Romano
Cidade: Roma, Itália
Local: Praça do Coliseu – Centro, Margens do Rio Tibre
Período: Antiguidade Romana | das origens ao Império
Site: http://www.rome-museum.com
Link: http://archeoroma.beniculturali.it/museo-palatino
Facebook /Museo-Palatino
Facebook /alcolosseo
Google Maps: https://goo.gl/maps/ColiseuRomano
Preço: 15


⭐ Importância Histórica e Conteúdo ⭐ Arquitetura e Ambiente Interno ⭐ Sala de Exibição e Iluminação ⭐ Qualidade da Coleção dos Itens ⭐ Exibição e Exposição ⭐ Tecnologia, Interação e Video (Hi-Tec) ⭐ Descrição e Display (Italiano + Inglês) ⭐ Fotografias e/ou Ilustração Explicativas ⭐ Recepção e Áreas Públicas ⭐ Localização, Preço e Acesso

ColosseoEnfim Roma ! Ave César ! Ave Augustus !!! A Terra dos Imperadores, gladiadores, pensadores, políticos, heróis e sobretudo o orgulho dos romanos.

Colosseo

Roma é, sem dúvida, uma lenda dos dias atuais, fantasma de sua própria história, lúdica com seus personagens, bélica, mística e também religiosa … Roma é profundamente ROMA !!!

Ao vistar Roma em agosto de 2016, tínhamos apenas 2 dias reservados para desbravar um pouco dos principais lugares da cidade, com suas histórias e fascínio, reservamos o primeiro dia para conhecer o Coliseu, Fórum Romano e Palatino – razão deste post – e no dia seguinte, fomos ao Vaticano e centro da cidade.





Realmente a tríade Coliseu, Fórum Romano e Palatino é um dia cheio, ou mais dependendo da disposição – se tiverem com crianças/jovens, talvez sofram um pouco com o passeio – explico: o sítio que compõe esses três complexos é grande, não enorme ao ponto se ser “absurdo”, mas há neles inúmeras referências históricas repletos de detalhes e muita caminhada.




Começamos com o Coliseu – eu, Milene, Camila e Caio Luiz – depois subimos ao monte Palatino e museu, por fim “camminiamo” pelas ruas do Fórum Romano.






Serei breve para descrever sobre eles – de certo impossível – e, claro, não vou me ater sobre a história e importância de cada ambiente, cabe a vocês usarem o google ou outro search engine para pesquisar sobre cada um desses locais, vou apenas citar minha breve impressão de cada sítio…ok?!

Coliseu ou Colosseo
simplesmente é uma obra prima do tempo em Roma (ou a mais imponente), palco de batalhas, desafios, espetáculos é a “prima donna” dos monumentos. Imperdível … Recomendo fazer uma leitura e entender um pouco do significado desta grandiosa obra. http://mundoestranho.abril.com.br/historia/o-que-foi-o-coliseu-de-roma/

Na segunda parte fomos ao Palatino que é o monte ao lado do Coliseu e de frente ao Fórum Romano, local da morada dos Imperadores, ou melhor o Palácio (daí vem o termo). Na verdade, pouco resta do glamur do Antigo Palatino somente ruínas e os belos espaços verdes ao ar livre, mesmo assim podemos observar aspectos da arquitetura imperial e os detalhes dos projetos paisagísticos que complementavam o ambiente do palácio.

Museo Palatino
Museo Palatino











Por entre as ruínas encontramos o Museu do Palatino (Casa di Augusto e della Casa di Livia) muito bem organizado com ricos e belos itens da antiguidade romana, que nos remete ao ambiente em que viviam os Imperadores. Há no museu peças que datam desde as primeiras comunidades romanas, do paleolítico ao auge do Império, na sua maioria esculturas e utensílios. Segundo a mitologia Romana, foi no Palatino que nasceram Rômulo e Remo, os irmãos que foram amamentados pela loba.

Foro Romano

Após conhecer o museu descemos o monte para passear entre as ruínas do Foro Romano, local da vida pública. Área reservada aos mercados, templos, prédios públicos, simplesmente o coração de Roma … resumindo a sua “boca maldita“.



Templo di Antonino e Faustina

Não é difícil encontrar na internet detalhes e maiores informações sobre esses três sítios, como disse 1(hum) dia não é suficiente de acordo com o seu nível de interesse . Somente um detalhe que deixamos para trás, não fomos ao Museu Capitolino que fica no final do Fórum (sentido oposto ao Coliseu, atrás do Palácio do Senado) justamente porque estávamos um pouco cansado. Segue o programa completo: Coliseu, Palatino (ruínas e museu) e o Fórum (ruínas e museu capitolino).

Antes de viajarmos a Itália assistimos a série ROMA (2005), são 22 episódios em 2 temporadas; na primeira retrata a trama e assessão política de Julio César e na segunda, após a morte de Julio César, a disputa de poderes entre Marco Antonio e Otávio Augusto, que se tornaria o 1º Imperador Romano, iniciando o período mais glorioso desta antiga civilização.
http://www.adorocinema.com/series/roma/

Super Passeio … Coliseu, Palatino e Fórum Romano. Obrigado, mais uma vez e Valew Valew …
Para saber mais sobre a Praça do Coliseu:
https://www.tudosobreroma.com/forum-romano
http://www.history.com/topics/ancient-history/colosseum

Palatino visto por Circo Massimo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.