Tags

, , , , , , , , , ,

Sítios Arqueológicos Scavi de Pompeii e Ercolano
Cidade: Nápoles, Itália
Local: Scavi de Pompeii e Scavi de Ercolano
Período: Antiguidade Romana
Link: http://www.pompeiisites.org
Facebook /Pompeiarcheo
Facebook /pompeiisoprintendenza
Facebook /ScavidiErcolano
Preço: 25 EUR | Site: http://www.pompei.it

Após visitar Roma seguimos viagem rumo ao sul, saímos da Estação Termini para Napoli Centrale – a viagem dura em torno de 01:30h, chegamos no meio da tarde e no dia seguinte iríamos percorrer os sítios arqueológicos de Ercolano e Pompéia (Pompeii).

Fiz uma pesquisa para planejar qual seriam as opções – tínhamos 2 dias inteiros em Nápoles – Existem 5 sítios arqueológicos na região que foram atingidos pelo Vesúvio na erupção de 79 d.c, são eles: Ercolano, Oplonti, Boscoreale, Pompeii e Stabia. Decidimos fazer no 1º dia somente Ercolano e Pompéia, deixando o 2º para explorar Nápoles.

Já estavamos na estrada há 8 dias fazendo um circuito pela Itália partindo da Ligúria passando pelas cidades de San Remo e Gênova, em seguida a região da Toscana com paradas em Florença e Pisa, depois Roma, na região de Lazio e, por fim para a região da Campânia, Nápoles e o entorno do Vesúvio.

Napoli é Napoli, como dizem os napolitanos. Nápoles é diferente, é amavél, é caótica,  é enigmática, é original e nada modesta. Nápoles, ou melhor o Reino de Nápoles é rico em histórias e se desdobra para manter suas glórias. Mas não é para Nápoles que reservamos esta página, teremos outra oportunidade.

Nápoles é o ponto de partida para acessar um passado de 2 mil anos. Do nosso quarto podiamos avistar no horizonte um Vesúvio descansando, aproveitamos o final da tarde para imaginar um pouco ao sabor de um belo tinto siciliano – Nero D’Avola.

No dia seguinte pela manhã saímos direto para a estação de trem, a linha Circumvesuviana percorre toda a região em volta do Vesúvio. Nossa primeira parada era Ercolano, da estação até a scavi leva-se uns 15 minutos de caminhada descendo a ladeira, chegamos as 10h.

Ercolano tem uma caracteristica peculiar, foi soterrada pela lava do Vesúvio  e atualmente existe uma “nova Ercolano” em cima da antiga, o scavi é somente uma parte da antiga cidade.

Quanto a scavi de Ercolano pude constatar que é encantadora, misteriosa e emblemática, foi uma realização conhecer um sitio como este, com ricos detalhes e uma presença viva do cotidiano da antiguidade. Leva-se em torno de 1,5 a 3 horas de caminhada por entre as ruas e ruínas.

Finalizando o passeio subimos a via IV Novembre em direção a estação, sentido Pompeii. Evitamos o museu local no caminho porque tinhamos reservado o dia para visitar os sítios e, reforço … prepare-se para caminhar.

Após 20 minutos de trem, margeando o Vesúvio, chegamos em Pompeii Scavi “Villa dei Misteri”. Por sorte compramos o Biglietti antecipado, pois a fila era grande, já passava das 13h.

Ao entrar em Pompéia uma nova perpectiva, a cidade é mais imponente e extensa também, entre as colunas do Templo de Apollo e Diana caminhamos … e não foi fácil andar entres os pavimentos das vias sob um sol ardente de agosto – anda, pára, anda mais um pouco, pára, senta, bebe água, bate foto, filma, anda, bebe água, anda mais, descansa – e assim seguimos…

Um dos meus objetivos em Pompéia era chegar até a antiga Arena de jogos, um local mágico pois como sou fã da banda inglesa Pink Floyd, foi neste local que produziram, em 1971, um trabalho musical singular o “Live at Pompeii”, não deixe de visitar o underground da Arena, tem um memorial do Pink Floyd e é surreal !!!! não percam … Live at Pompeii (show) : https://vimeo.com/216416191

Não fomos ao museu de Pompéia, porque realmente estavamos fatigados, com pelo menos 2,5 horas de caminhada – e sem ver tudo – as crianças cansadas e com fome, já eram umas 17h e ainda tinha uma viagem de volta para fazer.

No museu há diversas peças representativas e alegóricas que ilustram os hábitos dos antigos moradores, como os itens que foram retirados das casas, os famosos corpos petrificados, etc.

Bem que poderia escrever mais linhas e parágrafos contando sobre esse passeio, mas vou ficando por aqui. Sugestão, se puder faça em 2 dias e com calma.

1º Dia: Ercolano Scavi: Ruínas e Museu, Oplonti, Boscoreal e, se der, Stabia ou então agende um passeio ao topo do Vesúvio.
2º Dia: Pompeii Scavi: Ruínas e Museu é suficiente, de lá termine o final de tarde em um passeio por Sorrento, pesquise #valeAdica.

Abaixo algumas das fotos tiradas ok?!!. Obrigado, mais uma vez e Valew Valew 😉

Para saber mais sobre o Pompeii
VD Pompei reconstruite: https://youtu.be/W30UvakY5p4
VD The Real Pompeii (Full Documentary): https://youtu.be/hmeHwWsnIkE

Ercolano Scavi

Ercolano Scavi – Vesuvius lava

Pompeii Scavi

Pompeii Scavi | Station

La casa di Fauno Danzante

Amphitheatre of Pompeii

Localização de Pompeii Scavi