Museu da Civilização Islâmica #Sharjah, Emirados Árabes Unidos

Link: www.sharjahmuseums.ae/Sharjah-Museum-of-Islamic-Civilization
Facebook /SharjahMuseumsDept
Preço: 2,20 (10 AED)

⭐ Importância Histórica e Conteúdo ⭐ Arquitetura e Ambiente Interno ⭐ Sala de Exibição e Iluminação ⭐ Qualidade da Coleção dos Itens ⭐ Exibição e Exposição ⭐ Tecnologia, Interação e Video (Hi-Tec) ⭐ Descrição e Display (Árabe + Inglês) ⭐ Fotografias e/ou Ilustração Explicativas ⭐ Recepção e Areas Públicas ⭐ Localização, Preço e Acesso

Há 2,5 anos que estou vivendo nos Emirados e não havia visitado os museus da cidade de Sharjah, um pecado (rsss) pois este fica há 15 minutos de casa. Desde os primeiros dias percebi que a cidade de Sharjah – colado onde eu moro – era diferente das demais quanto ao aspecto da cultura, em particular a Islâmica e Árabe.

Quando pensamos em Emirados, sem dúvida Dubai vem a nossa mente e em seguida, normalmente, Abu Dhabi. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a cidade de Sharjah (Emirado também) é a capital da cultura local – SIM, é o maior centro cultural do País, além dos diversos museus – mais que todos os demais Emirados somados.

Sharjah tem a maior biblioteca pública, aliás o prédio tem uma arquitetura de linhas árabes incrível, como as diversas outras construções públicas da cidade, tais quais as Mesquitas, Mercados, órgãos do Governo e claro há também a principal Cidade Universitária da região, das quais existem várias universidades renomadas, em destaque a American University, University of Sharjah, Al Qasimia University, entre outras … cada uma com suas construções maravilhosas, fazendo parte de um conjunto arquitetônico e paisagístico fantástico, devo lembrar que dentro desse complexo universitário há também o Centro de Astronomia e Ciências Aeroespacial – o Planetário | SCASS, que ainda será tema deste blog. Diante de tantos horizontes culturais a explorar é, ao meu ver, o mundo árabe local em sua melhor face.

Mais Informações:

Em Sharjah há um Museu que é ícone da cidade o Museu da Civilização Islâmica, um edifício que por si só já nos encanta e nos apresenta a um mundo insólito.

O Edifício por fora e por dentro é lindo. No interior temos um ambiente agradável dividido em dois andares, no primeiro um hall principal com duas galerias e um  coffee shop, no piso superior há mais outras quatro galerias.

As duas galerias situadas no piso inferior são as mais relevantes no quesito história e “profundidade” pois uma trata sobre a Religião Islâmica e a outra sobre a Ciência Árabe, ambas com inúmeros itens, painéis, displays, etc, colocando a Religião de um lado e a Ciência de outro; ou melhor, juntas em um mesmo eixo.

No piso superior as demais galerias contam com vários temas desde objetos bélicos, tecidos, pinturas, projetos e maquetes arquitetônica, cerâmicas, instrumentos musicais, vestuários, etc etc etc, sem dúvida um uma viagem ao universo Islâmico e árabe. Reserve ao menos de 2 a 3 horas.

Não percam a oportunidade de quando visitarem os Emirados (Dubai e Abu Dhabi) tirar um dia para conhecer Sharjah e seus encantos culturais. … É isso por ora e mais uma vez, Um grande Chukran a todos e Valew Valew. شكرا كبير

Localização do Museu em Sharjah UAE