Tags

, , , , , , , ,

Galeria Nacional da Hungria
Cidade:  Budapeste, Hungria
Local: Buda Castle | Castle District
Tema: Arte, Cultura e História
Link: http://mng.hu/en
Facebook Magyar-Nemzeti-Galéria-Hungarian-National-Gallery
Preço: 6

⭐ Importância Histórica e Conteúdo
⭐ Arquitetura e Ambiente Interno
⭐ Sala de Exibição e Iluminação
⭐ Qualidade da Coleção dos Itens
⭐ Exposição dos Displays (info dos itens)
⭐ Tecnologia, Interação e Video (Hi-Tec)
⭐ Descrição e Display (Húngaro + Inglês)
⭐ Fotografias e/ou Banners com Ilustrações Explicativas
⭐ Recepção e Areas Públicas
⭐ Localização, Preço e Acesso

Bem meus caros amigos e amantes das artes, esta visita a Budapeste, em particular a Galeria Nacional da Hungria, adianto que foi sensacional, digo isso simplesmente pelo que este grande Palácio das Artes apresenta.

Ao visitar o Castle District, área turística sobre o morro e arredores do Castelo de Buda, podemos ainda encontrar várias outras atividades e atrações, tais como Museus, construções históricas, Igrejas, hotéis, restaurantes e uma bela vista para o rio Danúbio, etc … sem dúvida que é um lugar para se passsar o dia inteiro.

Como tínhamos que decidir alguns quesitos típicos de viagem, pois nossa estadia em Budapeste seria muito curta, uma das opções dentro do distrito foi a Galeria de Artes que é o histórico Castelo exatamente. Com seus vastos salões esta galeria, ou melhor Palácio, conta a história da arte húngara, aos olhos da pintura e da escultura.

Ao entrar no Castelo e por sinal na Galeria de acesso nos deparamos com enormes painéis em pituras e algumas esculturas, criando um impacto natural da própria grandiosidade do País, haja vista que a Hungria, em conjunto com a Áustria, por vários séculos foi um grande império na Europa Central, o Império Austro-Húngaro. E como não contar essa glória na forma de arte?! Logo, sendo assim, por vários séculos inúmeros artistas locais viveram e estudaram por toda a europa, inclusive alguns desses grandes mestres oriundos da escola renascentista italiana.

Minha noção de arte durante esta visita foi se depurando, não há como deixar de se encantar e aprender um pouco mais dessa fina técnica, esta Galeria é um encontro de gerações, estilos, cores, temas no mais alto explendor, em que praticamente tudo é apreciavel.

A exposição se divide em épocas e estilos muitas obras inclusive barrocas, renascentistas, neoclássicas, realismo, naturalismo, impressionistas até as mais rescentes, há também espaço para a arte sacra católica ortodoxa através de pinturas e esculturas na maior parte em madeira. Paíneis explicativos e videos que contam as fases da arte húngara sempre auxiliando o visitante.

No último andar encontram-se algumas exposições temporárias, entre estas que visitamos havia uma de artes plasticas contemporânea, ou “moderna”, receio que tenho um pouco de dificuldade em enteder propostas “plásticas”, mas a galeria é cuidadosa nos seus critérios; mesmo quebrando com o tradicional oferece uma mostra de importância dos novos artistas locais. Visite o site do museu para se manter atualizado sobre essas exposições.

Por fim, quero concluir que o passeio leva-se em torno de 2h a 3h, mas conforme seja o seu gosto pelas artes você pode reservar mais tempo, pois a Galeria é incrivelmente fascinante e cativante.

Abaixo segue algumas das fotos das pinturas, esculturas, salões e corredores. Espero que gostem e, quem sabe, quando tiverem oportunidade … visite-a. vlw vlw 😉

Buda Castle

Buda Castle

Old soldier and his fallen flag

View of the Danube and Parliament

Gallery of plastic arts

Localização da Galeria Nacional da Hungria