, , , , , , , , , ,

June 1.- October 31, 2017. http://abomba.hu/
Preço: 13 € | Família(4): 26 €

⭐ Fotografias e/ou Banners com Ilustrações Explicativas

Caros amigos e amantes de lugares inusitados, em visita a Budapeste planejei alguns locais para conhecer e um destes era um Bunker (Abrigo subterrâneo para proteção contra bombardeamentos) o “Hospital in the rock”. Situado no Castel District Hill, com a entrada oposta ao Rio Danúbio, este Bunker tem muita história para contar.

Em 1937 Foi descoberto um sistema de cavernas naturais embaixo do Castel District Hill. Em 1939 começa um trabalho de conexão e proteção desses corredores e cavernas para fins de defesa. Em fevereiro de 1944 um Hospital dentro desta Rocha foi aberto, após a guerra no período de 1945-1948 transformou-se em um Instituto de produção de vacinas. Em 1956, na revolução Húngara contra o Comunismo Soviético, o Bunker volta a ser novamente um hospital para feridos de guerra. Após a derrota na revolução entre 1958-62, período de expansão da Guerra Fria, o Hospital in the rock foi convertido em um bunker nuclear e depósito de armas químicas. De 1962-2007 o local permanecia estrategicamente um Hospital, em caso de ataques, além de ainda conter um armazém nuclear e defesa das forças civis. O hospital foi especialmente aberto aos visitantes em 2006 no dia do Patrimônio Cultural, mas o trabalho de construção para transformar as instalações em sua forma atual só começou em 2007.  Após o trabalho, foi continuamente aberto como uma instalação de exibição em 11 de março de 2008.

Toda a história do Hospital in the rock esta melhor contada no site (en); logo ao iniciar o passeio é apresentado um vídeo bem completo sobre do que se trata todo este complexo. As visitas são sempre guiadas e bastante instrutivas, nossa guia fez o circuito em Inglês, leva-se entorno de 1,5h a 2h.

A minha impressão foi de encanto porque a representação do que foi o local é muito viva, com seus bonecos e itens de época, o trabalho feito para este museu é digno de elogio. É lógico que atmosfera é delicada pois um hospital em meio a duas guerras não se guardam boas recordações, mas é importante para percebemos como Budapeste tratou dos seus soldados e população civil nestes períodos.

O Bunker é muito maior do que os espaços destinados ao público. Além das salas médicas, raio-x, enfermarias, centro cirúrgico, instrumentos e remédios, office, há também os depósitos de armas e produtos químicos, sala de comunicação e a sala das máquinas. Em umas destas salas havia um mecanismo manual que produz um som de alerta de bombas, a guia solicitou que um de nós girasse a manivela e o SOM se fez …. sinceramente, dá arrepios.

Ao final do passeio neste dia – 04 de setembro, 2017 – havia uma exposição temporária sobre a Bomba Nuclear de Hiroshima, com imagens, itens e lembranças desta catástrofe mundial, link do site no topo da página; sem dúvida que foi um momento de muita reflexão, até porque o museu nos propõe a pensar nos fatos ocorridos no passado, para que momentos como estes não possam mais vir a acontecer.

Por fim quero dizer que foi uma expreriência incrivel para mim e minha família. Como sempre algumas fotos para ilustrar nosso passeio, ok?! obrigado e vlw vlw 😉

Hospital in the Rock

Entrance

Temporary Exhibition – Banner