Château Versailles #Île-de-France, França

Château Versailles
Cidade: Versailles, Île-de-France, França
Local: Place d’Armes | Versailles, França (30 min de Paris)
Tema: História e Arquitetura
Link: http://www.chateauversailles.fr/
Facebook chateauversailles
Preço: 20

⭐ Tecnologia, Audio Guide (diversas linguas)
⭐ Descrição e Display (Francês + Inglês)

O Château Versailles é o principal edifício do complexo do Palácio em Versailles. Cercado por um fabuloso jardim, talvez o maior e mais bem conservado do mundo, o Château foi sede oficial do estado monárquico francês (antigo regime) nos séculos XVII e XVIII.Todo o complexo foi idealizado pelo Rei Louis XIV, ao qual se intitulava Rei Sol (sua logomarca), ao se mudar do Louvre em Paris para Versailles. O Château antes desta mega empreitada era um pavilhão afastado de Paris que servia de morada para caças do Rei Louis XIII, seu pai e antecessor.A história do Château e de Louis XIV podemos encontrar nestes links:
– História – Palácio de Versailles
– Wikipédia – Palácio de Versailles
– Biografia – Louis XIV

Filmografia
– A Morte de Louis XIV, Albert Serra
– O Absolutismo – A Ascensão de Luís XIV, Roberto Rosselini
– Le Roi Danse, Gérard Corbiau (FR)
– Nos Jardins do Rei, Alan Rickman

Estivemos em Versailles no dia 12 de setembro de 2017, dia chuvoso algo natural em Paris. Chegamos pela gare de Versailles (RER linha C) bem cedo, as 09h e nos dirigimos ao Palácio, uma caminhada de 10 minutos até o portão. Nossa sugestão é que cheguem bem cedo e comprem o ingresso com antecedência, que pode ser feito pelo site.

Bom … o Château é MONUMENTAL !!! não é para menos. A engenharia utilizada para atingir a grandiosidade foi uma obra que marcou a vida do Rei Louis XIV, que empreendeu a materialização da construção de Versailles para estabelecer o Absolutismo Monárquico e irradiar sua força para o mundo.No interior do Château as salas expressam com grande proficiência uma residência oficial do majestoso estado monárquico francês, através das suas pinturas e preciosos detalhes no acabamento artístico, com o objetivo de receber oficiais e autoridades diplomáticas, este espaço também abrigava toda a corte francesa, em torno de 6 mil pessoas.

Ao caminhar por seus salões observamos cada etapa da vida do ofício de Rei, os costumes e hábitos. Foi nesta fase que Louis XIV introduz novas regras para a etiqueta real e se torna o próprio elemento central deste processo de educação que separava os nobres dos demais. Versailles era o centro do poder e das transformações na Europa do século XVII e XVIII.

Junto ao Château podemos apreciar o fantástico Jardim com os diversos Bosques e suas belíssimas Fontes, outra majestosa obra. No circuito podemos visitar também o “Le Domaine de Trianon”, uma área particular do Rei, verifique o calendário pois há sempre exposições nestes espaços, no Grand Trianon encontramos uma sobre “Pierre le Grand”, Un tsar en France – 1717Sem dúvida ao visitar o Château podemos nos sentir grandes e pequenos ao mesmo tempo, contemplar a arquitetura barroca e imergir na história Real, tudo isso se torna um passeio imperdível para quem visita Paris. Obrigado e Valew Valew, meu Rei …Localização do Château em Versailles