, , , , , , , ,

Panathenaic STADIUM
Cidade: Athenas, Greece
Local: Centro de Athens, atrás do National Garden.
Tema: História e Esporte
Link: http://www.panathenaicstadium.gr/
Facebook Panathenaic-Stadium
Preço: 05 €

O Estádio Panathenaic é um monumento cultural e turístico clássico da Grécia e um dos locais mais significativos não só para Atenas, mas para toda a Grécia. É uma das atrações turísticas mais populares sendo um dos pontos de referência da cidade.

Sua rica história está diretamente ligada aos Jogos Olímpicos Modernos desde o seu avivamento em 1896 até os Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. É também o lugar onde a chama olímpica prepara sua jornada para as cidades dos Jogos Olímpicos, tanto no inverno, verão e juventude – ou seja, é o “Pai dos Estádios Olímpicos”.

O Estádio Panathenaic está localizado no local de um antigo estádio e, durante muitos séculos, abrigou os jogos do qual os atletas masculinos competiam nus (gymnikoi agones) nas provas de atletismo.

Na época romana, a cidade de Atenas não era mais um poder político. No entanto, desfrutou de um novo auge intelectual e artístico no reinado do imperador Adriano, entre 117 e 138dC. Neste período, o orador e sofista Herodes, filho de Atticus, passou parte de sua grande fortuna em erguer edifícios esplêndidos nos muitos santuários e cidades do Império Romano. Graças à generosidade de Herodes, foram realizadas importantes obras no Estádio entre 139 e 144 dC que resultou em duas mudanças principais na forma inicial: a conversão da forma rectilíneo original em forma de ferradura, adicionando a esfendona, forma característica de Estádios gregos na época romana, e a instalação no espaço para espectadores, theatron, de filas de assentos (edolia) de mármore branco de Pentelico.

Com a prevalência do cristianismo surgiram as proibições das celebrações pagãs e os espetáculos bárbaros da época romana, como duelos sangrentos entre gladiadores e concursos com corridas selvagens com isso, o Estádio Panathenaic perdeu sua glória. Com o passar do tempo, apresentou uma imagem triste de abandono, já que os esplêndidos mármores foram incorporados aos diversos edifícios atenienses.

Mais recentemente as primeiras tentativas de reviver a ideia dos Jogos Olímpicos foram os jogos organizados no Estádio Panathenaic em 1870 e 1875, por ocasião das Olimpíadas Zappé, exposições de produtos gregos com o patrocínio do benfeitor da Nação, Evangelis Zappas. Esta idéia foi adotada pelo Barão Pierre de Coubertin, um aristocrata francês, que organizou a Conferência Olímpica Internacional em Paris, em 1894. O presidente da Conferência e da Associação de ginástica panamicênica era Demetrios Vikelas, persuadiu os delegados a promover os primeiros Jogos Olímpicos modernos que deveriam ser na capital grega em 1896.

O Estádio Panathenaic foi escolhido para sediar os Jogos Olímpicos e foi o epicentro dos preparativos da cidade para este grande evento. A enorme despesa de reconstruir o Estádio foi realizada principalmente por outro benfeitor da Nação, Georgios Averoff. Sua estátua de retrato de mármore, à direita da entrada do Estádio, foi esculpida pelo artista Georgios Vroutos.

Desde 1836, uma escavação arqueológica descobriu vestígios do antigo Estádio de Herodes Atticus e, com base nessas descobertas, bem como dos achados das escavações realizadas por Ernst Ziller em 1869, o plano de reconstrução foi preparado pelo arquiteto Anastasis Metaxas.

Visitando o Estádio observamos de imediato uma história clássica magnífica além de sua importância social e cultural, que é imensa.

A estrutura atual é belíssima toda em mármore branco (Pentelico), enquanto circulamos pelo Stadium podemos, em parte, reviver um pouco atamosfera do passado, imaginando os grandes heróis e atletas desfilando suas habilidades nas provas diante do etusiasmado público local.

Há também um pequeno túnel de acesso que nos condus ao memorial olímpico moderno, um salão que conta a história das olímpíadas através dos tradicionais cartazes e tochas originais.

Sem dúvida, um excelente passeio para quem visita a Athenas.

Abaixo fotos do Stadium e Memorial Olímpico, Obrigado e vlw vlw 😉👍

Localização do Panathenaic STADIUM