Catedral de Notre-Dame & Museu #Paris, França

Cidade: Paris, França
Local: Île de la Cité
Tema: História, Arquitetura e Religião
Links: http://www.notredamedeparis.fr/ | http://www.notredamedeparis.fr/museographie/
Preço: Catedral FREE | Museu (Le Trésor) 5 € | Torres 8 €

⭐ Descrição e Display (Francês + Inglês)

Neste blog em #MuseumsOnTheRoad iremos finalizar a trilogia cultural pela Île de la Cité, nos posts anteriores abordamos Conciergerie e Sainte-Chapelle e a Crypta Arqueologica. Este é um programa que tranquilamente podemos fazer em um dia.O acesso a Île de la Cité é bem fácil basta pegar o Metro e descer na estação da Cité. A Île de la Cité é pequena mas reserva uma das grandes maravilhas da cidade. Sem dúvida que o ponto alto do passeio é a famosa Catedral Gótica de Notre-Dame de Paris, palco do famoso romance histórico de Victor Hugo, em 1831, “Notre-Dame de Paris”, entretanto ficou mais conhecido como “O Corcunda de Notre-Dame”. A Catedral na face externa é bela e imponente, destacam-se duas torres que ficam de frente a praça e ao lado se estende a construção dando a impressão de elevar-se, olhando ao longe, entre as margens do Rio Sena. Três arcos (portais) com ricos detalhes que ao olharmos nos revela as sutilezas de diversas esculturas em sua fachada.O interior é magnifico, como as diversas catedrais góticas espalhadas pela Europa, que costumam serem altas e escuras, com pouca luz, destacando em especial os belíssimos vitrais coloridos. A Catedral tem uma nave central extensa, onde fica reservado as missas, e um corredor, com diversas capelas que a circulam. Seguindo pelo interior da Catedral, durante a visita, pudemos entender os aspectos e razões históricas da construção da Catedral nos diversos painéis explicativos, além de acompanhar as obras no período medieval e sua conclusão através de maquetes, muito bem apresentado e revelador.

Documentário – O Enigma das Catedrais Góticas [NatGeo]

Durante nossa passagem pela Catedral estávamos ao final de uma missa e pudemos apreciar um pouco da liturgia, clique aqui para saber dos horários de cada missa e cerimônias diárias.

São basicamente três passeios – valor à parte – que fazem parte do complexo da Catedral. Um deles, post anterior, é a Crypta Arqueológica; o segundo é o Tour pela Torre, uma visita que nos proporciona um incrível olhar da cidade do alto da Torre e os detalhes da arquitetura gótica, além é claro de conferir de perto as famosas Gárgulas.

Por fim e mais especificamente para este post o terceiro “estágio” cultural que é a sala dos tesouros da Catedral – que fica no interior na forma de um Museu – iniciamos em um corredor que nos leva a um grande salão, este espaço é onde estão expostos diversos itens religiosos de grande valor espiritual e material. A lista e as respectivas explicações destes itens (museografia) está disponível no site – clique aqui. A visita é um clássico dos monumentos parisienses e se torna muito mais fascinante quando combinamos com o conhecimento da história e cultura de um povo. E é nesse ponto que para mim a Île de la Cité com suas travessias pelo tempo se torna única;  pois ao conhecer seus “segredos” podemos compreender um pouco de como a cidade prosperou e se desenvolveu desde as primeiras formações gaulesas dos parisis, passando pela Lutécia dos romanos na Crypta Arqueológica, ao apogeu medieval dos Reis Francos, em Saint Chapelle e Catedral de Notre-Dame, até o tempos que marcam o mundo moderno, culminando com a queda da monarquia registrados através do processos durante a revolução francesa nos salões da Conciergerie.Por fim só posso dizer que esta trilha cultural pela Île de la Cité é impagável para quem a visita. Um abração e até o próximo post, se gostaram curtam e comentem. Au revoir … Valew Valew .

Localização da Catedral de Notre Dame em Île de la Cité