Tags

, , , , , , , ,

The Atomium
Cidade: Bruxelas, Bélgica
Local: Square de l’Atomium, Parque d’Osseghem Laeken. O Atomium está localizado na parte norte da cidade de Bruxelas, a 5 minutos a pé da estação de metro Heysel / Heizel (linha 6) em frente à Mini-Europa.
Tema: Feira Mundial de Bruxelas (1958), comumente chamada Expo 58.
Link: http://atomium.be/
Facebook /atomium.brussels
Pinterest /theatomium/expo-58-universal-worldfair-of-brussels/
Preço: 15 EUR

⭐ Importância Histórica e Conteúdo
⭐ Arquitetura e Ambiente Interno
⭐ Sala de Exibição e Iluminação
⭐ Qualidade da Coleção dos Itens
⭐ Exibição e Exposição
⭐ Descrição e Display (Francês, Dutch/Holandês e Inglês)
⭐ Fotografias e/ou Ilustração Explicativas
⭐ Recepção e Areas Públicas
⭐ Localização, Preço e Acessibilidade

O Atomium é um dos ícones da cidade de Bruxelas, situado no Parque d’Osseghem Laeken na parte norte da cidade, construído para a feira mundial de 1958 – A Expo 58. Com 103 metros de altura, o Atomium descreve um cristal elementar de ferro com tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices, representando a importância do metal em nossas vidas, suas transformações, revoluções técnicas e sociais além de retratar o uso pacífico da energia atômica para fins científicos.

Ao visitar o parque vizualizamos sem dificuldade esta estrutura gigante e singular. Não se trata de algo como a Torre Eiffel em Paris (se bem que, na idéia original do projeto, era para ter o mesmo efeito) mas nos trouxe à mente, ao examinar suas linhas, uma sensação de leveza e as idéias do minimalismo em nossas vidas – como algo gigante pode representar ou abstrair da própria simplicidade do mundo? Podemos descobrir isso no seu interior caminhando por entre as ligações e átomos, onde se encontram diversas exposições, compreender um pouco da concepção dessa obra construída para ser o principal pavilhão e ícone da Feira Mundial de Bruxelas (1958).

Neste amplo espaço-conectados podemos visitar varios salões, subindo ao topo há uma excelente vista da cidade e um restaurante, andar por entre a molécula de ferro, através de seus tubos que ligam as esferas desfrutando de um tempo oportunamente agradável. Nestas esferas encontramos exposições permanentes sobre a história do projeto ATOMIUM e sobre a Expo 58 > http://atomium.be/Expo58

No complexo do Atomium há também um espaço destinado as exposições temporárias – setembro de 2017 – quando visitamos o tema fazia parte de um roteiro pela história da aviação belga, a contribuição e o “glamour” da companhia SABENA (Société Anonyme Belge d’Exploitation de la Navigation Aerienne) foi a empresa aérea nacional da Bélgica. Operou entre 1923 e 2001. > http://atomium.be/sabena . Ao acessar este link podemos chekar a lista das exposições temporárias > http://atomium.be/ExpoCurrent .

Bom … este é um maravilhoso passeio para se fazer com a família, pois o complexo ao redor oferece diversas atrações tais como a Mini Europa, Planetarium, ADAM – Brussels Design Museum, Parque Aquático Océade … além de uma saudável caminhada pelo próprio parque onde algumas surpresas arquitetônicas estão distríbuidas pelo local tais como o Castelo Real de Laeken, Château du Stuyvenberg, A Igreja de Notre-Dame de Laeken e o Pavilão Chinês. … infelismente como estava chovendo bastante e o tempo não ajudou nossa visita ficou reservada a somente o Atomium, mas sem dúvida que na próxima ida a Bruxelas exploraremos mais o local. Como de costume algumas fotos abaixo, ilustrando o passeio !! vlw vlw !! 🇧🇪😉👍

Exposição Permanente Projeto e Concepção do ATOMIUM + WORLD EXPO 58

Maquete do Pavilhão do Brasil na World EXPO 58.

Escada rolante que conecta as esferas

Exposição Temporária sobre a companhia SABENA | Aviação Belga

Tubo que conecta as esferas

Localização do Atomium em Bruxelas