, , , , , , , , , , , , , ,

Links: http://www.saint-denis-basilique.fr/
Facebook: /BasiliqueCathedraleSaintDenis
Preço: 9

⭐ Descrição e Display (Francês)

#MuseumsOnTheRoad visita a Basílica Catedral de Saint Denis que para mim, em especial, é uma das grandes atrações de Paris (Saint-Denis em Île-de-France) uma Catedral em estilo gótico e símbolo da monarquia francesa. Fundada no século VII por Dagoberto I onde São Dionísio, um santo padroeiro da França, foi martirizado, a igreja se tornou um local de peregrinação e mausoléu dos reis franceses, quase todo rei do século X ao XVIII está sepultado lá, assim como muitos dos séculos anteriores.

Visitei a Basílica-Catedral por duas vezes, a primeira em 2013 e recentemente em 2017 com minha família. Há muitas possibilidades históricas quando visitamos Saint-Denis e sua Basílica-Catedral. Uma delas a própria história do Santo (São Dionísio) que leva o nome da comuna francesa, de aprox. 100.000 habitantes na região Île-de-France; Saint Denis foi um mártir e santo cristão, tendo sido missionário e bispo de Paris no século III.

Notável pregador, converteu centenas de pessoas. Seu sucesso provocou a ira dos pagãos locais e ele foi feito prisioneiro pelo governador romano. Martirizado nas perseguições do imperador Valeriano para renegar sua fé, junto com São Eleutério e São Rústicus que eram seus diáconos.

Foi decapitado no ano de 258 em Montmartre e seu corpo atirado no Sena, mas recuperado e sepultado à noite pelos seus convertidos e devotos. A história diz que após ter sido decapitado ele andou segurando sua cabeça por algum tempo em direção a sua igreja. Seu túmulo tornou-se um local de peregrinação, na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um bispo carregando sua cabeça. Santa Genoveva (Genevieve, padroeira de Paris) construiu uma basílica sobre sua tumba.

Saint Denis

Nas famosas Catedrais Góticas francesas, aprox. 20, Saint Denis e sua arquitetura tem extrema importância e destaque. Desenhado por Abbot Suger, conselheiro dos reis, de 1135 a 1144, concluído no século XIII sob o reinado de São Luís, grande obra da arte gótica, a igreja inaugura a praça central da luz, símbolo do divino, na arquitetura religiosa. Tanto no aspecto externo quanto interno a Basílica-Catedral irá encantar com todos os preciosos detalhes os visitantes, confira nas fotos abaixo.

Além das histórias que cercam a Basílica-Catedral, desde seu martir a arquitetura gótica, este edíficio concentra o maior mausoléu de Reis Franceses. Saint Denis (Santo protetor dos Reis) recebe em seu mausoléu desde Dagoberto em 639 e até o século XIX, as tumbas de 43 reis, 32 rainhas e 10 servos da monarquia. Em cada uma destas personalidades a história da França Monárquica (medieval) é viva, destaco os túmulos dos Reis François I, Henrique II e a Rainha consorte Catarina de Médici, Luis XVI e Maria Antonieta. Ao visitar a Crypta encontramos o antigo cemitério das Dinastías Merovíngeas e Carolíngeas, além das figuras ilustres cujas estátuas reclinadas foram destruídas tais quais os expressivos Reis Henrique IV de Navarra e Louis XIV, o Rei Sol.

No tour por entre a gótica Basílica-Catedral, além dos vibrantes e maravilhosos vitrais encontram-se um verdadeiro museu de esculturas em mármore com mais de 70 memórias medievais e túmulos monumentais do Renascimento, sem dúvida é o mais importante complexo de escultura funerária do século XII ao XVI.

Mais detalhes no link: http://www.saint-denis-basilique.fr/Explorer/Histoire-du-monument

Super Fotos Abaixo, espero que gostem e visitem a Basílica-Catedral Saint Denis em sua próxima viagem a Paris, ok. Um vlw vlw, e beijo no coração !!!

1ª Visita em 2013

3ª Dinastia