, , , , , , , , ,

Preço: Preço Normal: 04 €
Estudantes (Meia): 2 €

⭐ Tecnologia, Interação, Video (Hi-Tec) e Free wi-fi
⭐ Descrição e Display (Grego + Inglês)

No último post em #MuseumsOnTheRoad vimos o Museu Militar da Hungria, neste apresentarei o Museu da Guerra em Atenas e, ainda, para próximos dois posts, mais 02 outros Museus Militares … sendo assim, após os 04 posts, abordarei um artigo comparando esses museus, ok?!

O War Museum em Atenas é um museu que faz parte do conjunto dos museus nacionais da Grécia, fica bem ao lado do Museu Bizantino e Cristão, facilmente podemos fazer os dois em uma tarde (ou manhã). Logo na entrada há alguns aviões e helicópiteros originais de uso militar.

A história bélica, contada no Museu, da Grécia inicia-se na antiguidade, passando pelo período clássico das guerras médicas (Grego-Persas) – quem não se lembra do filme “300″ -, na sequência a expansão macedônica por Alexandre “O Grande”, a ocupação Romana, Expansão Bizantina, Império Turco-Otomano, Guerra de Independência da Grécia, Guerras dos Balcãs, Primeira e Segunda Guerras Mundiais.

Quando voltamos no tempo na Grécia Clássica há 03 alas-salão especialmente para tratar dos históricos embates contra os Persas, contando como os gregos obtiveram suas expressivas vitórias através do uso das Falanges (Agrupamento Hoplita), e seus sistemas de defesa – estruturas militares Espartanas, também apresenta aspectos da força naval Ateniense estendendo até a grande expansão Macedônica, atravessando o Egeu e a conquista da Pérsia antiga até a India, por Alexandre Magno.

Na sequência, ao final da idade antiga, o museu nos conduz ao mundo Romano, sistemas militares articulados e equipamentos de força; já no período da Idade Média, o território estava sob a tutela do Império Bizantino, a relação com a religião católica ortodoxa formata novos parâmetros ao povo e a cultura grega, esse período permanece até queda de Constantinopla, iniciando a idade moderna sob o controle do Império Turco-Otomano, período de quase meio século de “submissão” e tentativas constantes de independência.

Com o progressivo declínio do Império Turco-Otomano, como todos os Impérios, diversas batalhas foram travadas visando sempre a independência do território, após uma Guerra de 08 anos (1821–1829) que é, por fim, vencida pelos Gregos desde então se tornaram o primeiro povo a adquirir o estatuto de Estado soberano frente ao Império Otomano. Nestes salões há os relatos e heróis dessa grande conquista.

Ao caminhar pelos corredores ainda podemos ver todos os fatos da Guerra dos Balcãs – https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_dos_Balcãs – e viajar pela história grega nas duas Grandes Guerras Mundiais.

O Museu da Guerra é bastante interessante e rico em objetos, nele podemos encontrar diversas coleções de armaduras, armas de guerra em miniaturas, armamentos originais, medalhas e condecorações, bandeiras, quadros ilustrativos, fotos e pinturas, material jornalístico, documentos de guerra, uniformes, etc … vale muito a pena conferir. Confira as fotos logo abaixo, abraço wlv wlv e até o próximo post !!!

Escudo Espartano

Hoplitas – Falange Macedônica (Sarrisas Longas)

Império Macedônico

Escudo Macedônico