Museu Real das Forças Armadas e História Militar #Bruxelas, Bélgica

Cidade: Bruxelas, Bélgica
Local: Parque do Cinquentenário
Tema: História Militar e das Forças Armadas Belga
Período: Período Medieval ao Atual (Exército, Marinha e Aeronáutica)
Link: http://www.klm-mra.be/
Google Maps: https://goo.gl/maps/MuseuReal
Preço Normal: 05 €

⭐ Importância Histórica e Conteúdo ⭐ Arquitetura e Ambiente Interno ⭐ Sala de Exibição e Iluminação ⭐ Qualidade da Coleção dos Itens ⭐ Exibição e Exposição ⭐ Descrição e Display (Francês + Dutch + Inglês) ⭐ Fotografias e/ou Ilustração Explicativas ⭐ Recepção e Áreas Públicas ⭐ Localização, Preço e Acesso

#MuseumsOnTheRoad desembarca em um impressionante museu militar, Museu Real das Forças Armadas e História Militar em Bruxelas, Bélgica.  Neste museu podemos ver inúmeras coleções e magníficas máquinas de guerra como tanques e aviões.

Arco – Parque do Cinquentenário

O Museu está localizado na região central de Bruxelas, Parque Centenário. Local de fácil acesso de ônibus ou bonde. O Museu fica em um espaço muito amplo, são vários salões (Galpão) onde as coleções se concentram.

Apesar do Reino da Bélgica, na época ainda não se tratar-se de um país, era uma região (principado) autônoma entre a França e Flandres, a partir do século XVI até a Revolução Belga em 1830, muitas batalhas entre as potências europeias foram travadas na área da atual Bélgica, fazendo com que o país fosse apelidado de “campo de batalha da Europa”, reputação reforçada pelas duas Guerras Mundiais, grande parte da 1ª Guerra foi travada em solo Belga.

É um galpão imenso, com várias seções e coleções fantásticas, destaque para as armas. Os diversos itens do Museu ilustram dez séculos de história e habilidades militares, desde armaduras medievais até aviões atuais, são vários veículos blindados, artilharia, armas de fogo de elite e espadas com bordas finamente gravadas.

Todas as Peças | Rifle

Uniformes militares e chapelaria refletem a evolução das técnicas militares, bem como a influência da moda civil sobre os exércitos belga e estrangeiro. A história desse país se mistura com os períodos austríaco, francês e holandês, a independência da Bélgica e a política militar do novo reino, a história dos soberanos, os principais conflitos mundiais … Pinturas, esculturas, distinções honorárias e medalhas contam suas histórias e nos faz viajar no tempo.

Artilharia

Outros Salões/Galpões dedicados as unidades das forças armadas, expõe exemplares incríveis aos olhos dos visitantes, tais quais o Exército e sua artilharia – canhões e tanques – a Força Aérea, sendo esta, talvez um dos mais completos e impressionantes espaços que concentram aeronaves sobre aviação civil e militar do mundo com verdadeiros Caças, há também muita informação sobre a Marinha belga e as expedições na Antártida.

Hall da Aviação | Air Force

Tanques | Army

Marinha | Navy

Seguindo pelo Museu, podemos encontrar uma sala com referência política militar belga-russa, muito bem apresentada.

Exposição Belga-Russa | Impérios

Um salão menor expõe valiosas armaduras medievais e, acessando o piso superior, um espaço exclusivo e dedicado a Napoleão e a derrocada batalha de Waterloo, onde Napoleão concentrou seu exército antes da histórica derrota.

Hall de Armaduras Medievais

Lembrando que … A Batalha de Waterloo foi um confronto militar ocorrido a 18 de Junho de 1815 perto de Waterloo, na atual Bélgica (então parte integrante do Reino Unido dos Países Baixos). Um exército do Primeiro Império Francês, sob o comando do Imperador Napoleão (72 000 homens), foi derrotado pelos exércitos da Sétima Coligação que incluíam uma força britânica liderada pelo Duque de Wellington, e uma força prussiana comandada por Gebhard Leberecht von Blücher (118 000 homens). Este confronto marcou o fim dos Cem Dias e foi a última batalha de Napoleão; a sua derrota terminou com o seu governo como Imperador“. (wikipédia)

Coleção | Período Napoleônico

O Museu é de fato imperdível para quem gosta de história militar e estiver de visita a Bruxelas … fica a dica. Espero que tenham curtido um pouco deste fantástico Museu Militar … Valew Valew !!!