Musée de l’Armée | Invalides
Cidade: Paris, França
Local: Centro | Parque Esplanade des Invalides
Tema: História Militar Francesa
Período: Período Napoleônico | Consulado (1799 – 1804) – Império (1804 – 1814) e Governo dos 100 dias (março e junho de 1815).
Site: http://www.musee-armee.fr
Preço: Preço Normal: 12 €
⭐ Importância Histórica e Conteúdo
⭐ Arquitetura e Ambiente Interno
⭐ Sala de Exibição e Iluminação
⭐ Qualidade da Coleção dos Itens
⭐ Exibição e Exposição
⭐ Tecnologia, Interação, Video (Hi-Tec) e Free wi-fi
⭐ Descrição e Display (Francês + Inglês)
⭐ Fotografias e/ou Ilustração Explicativas
⭐ Recepção e Areas Públicas
⭐ Localização, Preço e Acesso


O Musée de l’Armée ou “Museu das Armas” é um incrível espaço cultural de Paris. O Hotel National des Invalides, ou Palácio dos Inválidos, como é conhecido, é um grandioso monumento parisiense, cuja construção foi ordenada por Luís XIV, em 1670, para dar abrigo aos inválidos dos seus exércitos. Hoje em dia, continua acolhendo os inválidos, mas é também uma necrópole militar e sede de vários museus.
Dentre estes museus, com diversas galerias e corredores, podemos vivenciar um cenário vivo e dinâmico, sendo um dos principais centros de atividade cultural de Paris. Este edifício é um complexo cultural, que trata de diversos temas históricos relacionado a memória bélica francesa, confira a agenda no site: http://www.musee-armee.fr
O prédio abriga inúmeras e valiosas coleções, um “prato cheio” para quem ama história e que conhecer um pouco mais sobre a França Napoleônica.
Em visita ao Invalides, sugiro tirar um dia inteiro para apreciar com calma toda sua Glória, pois a própria construção é um capitulo a parte, caminhando por este hotel ou morada dos inválidos, podemos rememorar muito da campanhas militares francesas, seu poderio e influência por toda a Europa.
Uma das exposições visitadas foi o Historial Charles de Gaulle, que é um espaço multimídia interativo dedicado à ação do homem público, líder da França Livre e da resistência (2ª Guerra).
🔗 Charles de Gaulle


Nessa exposição trata de todo o contexto público que faz referência ao grande líder dos franceses, conta um pouco das campanhas militares da 2ª guerra mundial e da resistência contra a Alemanha Nazista.
Seguimos adiante pelo grande pátio dos Invalides, onde estão depositados diversos canhões de batalhas napoleônicas. Um dos principais Museus é o Musée de l’Armée que apresenta em suas galerias um vasto e profundo conteúdo sobre Guerra, em particular o Período Napoleônico | Consulado (1799 – 1804) – Império (1804 – 1814) e Governo dos 100 dias (março e junho de 1815) – Figura singular na historiografia francesa.
🔗 Musée de l’Armée
O Musée de l’Armée é enorme e deve-se visita-lo com muita calma, para poder aproveitar bem as horas, nele encontramos coleções riquíssimas sobre as guerras napoleônicas e conteúdos interativos reproduzindo as batalhas da época, estratégias, movimentos, tomada de decisões, heróis … IMPERDÍVEL !!!!
Para esta visita destaco duas salas em especial, uma com miniaturas e descrições dos diversos modelos dos canhões usados pelo exército francês ….
e outra sala, logo ao lado, outro salão com os famosos “soldadinhos de chumbo” em diversas formações militares, simplesmente de encher os olhos.
O museu reserva itens de arte e as famosas pinturas de Napoleão, entre estas as clássicas – Napoleão abdicando em Fontainebleau (Palácio) e Napoleão I em seu trono imperial.


Por fim, e talvez, a “cereja do bolo” A Catedral de Saint-Louis-des-Invalides, de onde contemplamos, de várias partes de Paris, o admirável Domo Dourado, local onde repousa Napoleão.
🔗 Cathedral of Saint-Louis des Invalides




O Hôtel des Invalides em Paris é mais do que um passeio é uma viagem pela cultura e historiografia armada francesa, é penetrar fortemente no orgulho e na inspiração de uma nação. Espero que gostem. Valew Valew et à bientôt !!!
Localização do Musée de l’Armée em Paris
Nossa. Lindo post. Você viu o museu da aviação? Isso é na Finlândia:
Museu da Aviação da Finlândia central
Tenha um bom dia!
LikeLiked by 1 person
Muito legal mesmo, adorei as fotos … se um dia eu for a Finlândia, certamente irei visitar o Museu. obrigado …
LikeLiked by 1 person