Museu do Exército #Paris, França

Cidade: Paris, França
Local: Centro | Parque Esplanade des Invalides
Tema: História Militar Francesa
Período: Período Napoleônico | Consulado (1799 – 1804) – Império (1804 – 1814) e Governo dos 100 dias (março e junho de 1815).
Site: http://www.musee-armee.fr
Preço: Preço Normal: 12 €⭐ Importância Histórica e Conteúdo
⭐ Tecnologia, Interação, Video (Hi-Tec) e Free wi-fi
⭐ Descrição e Display (Francês + Inglês)

Invalides visto pela Torre Eiffel
Sentado no banco dos “Inválidos”

O Musée de l’Armée ou “Museu das Armas” é um incrível espaço cultural de Paris. O Hotel National des Invalides, ou Palácio dos Inválidos, como é conhecido, é um grandioso monumento parisiense, cuja construção foi ordenada por Luís XIV, em 1670, para dar abrigo aos inválidos dos seus exércitos. Hoje em dia, continua acolhendo os inválidos, mas é também uma necrópole militar e sede de vários museus.

Dentre estes museus, com diversas galerias e corredores, podemos vivenciar um cenário vivo e dinâmico, sendo um dos principais centros de atividade cultural de Paris. Este edifício é um complexo cultural, que trata de diversos temas históricos relacionado a memória bélica francesa, confira a agenda no site: http://www.musee-armee.fr

O prédio abriga inúmeras e valiosas coleções, um “prato cheio” para quem ama história e que conhecer um pouco mais sobre a França Napoleônica.

Em visita ao Invalides, sugiro tirar um dia inteiro para apreciar com calma toda sua Glória, pois a própria construção é um capitulo a parte, caminhando por este hotel ou morada dos inválidos, podemos rememorar muito da campanhas militares francesas, seu poderio e influência por toda a Europa.

Uma das exposições visitadas foi o Historial Charles de Gaulle, que é um espaço multimídia interativo dedicado à ação do homem público, líder da França Livre e da resistência (2ª Guerra).

🔗 Charles de Gaulle

Quadro da Invasão Nazista à França e Resistência | 2ª Guerra Mundial

Condecorações

Nessa exposição trata de todo o contexto público que faz referência ao grande líder dos franceses, conta um pouco das campanhas militares da 2ª guerra mundial e da resistência contra a Alemanha Nazista.

Seguimos adiante pelo grande pátio dos Invalides, onde estão depositados diversos canhões de batalhas napoleônicas. Um dos principais Museus é o Musée de l’Armée que apresenta em suas galerias um vasto e profundo conteúdo sobre Guerra, em particular o Período Napoleônico | Consulado (1799 – 1804) – Império (1804 – 1814) e Governo dos 100 dias (março e junho de 1815) – Figura singular na historiografia francesa.

🔗 Musée de l’Armée

Musée de l’Armée é enorme e deve-se visita-lo com muita calma, para poder aproveitar bem as horas, nele encontramos coleções riquíssimas sobre as guerras napoleônicas e conteúdos interativos reproduzindo as batalhas da época, estratégias, movimentos, tomada de decisões, heróis … IMPERDÍVEL !!!!Para esta visita destaco duas salas em especial, uma com miniaturas e descrições dos diversos modelos dos canhões usados pelo exército francês ….e outra sala, logo ao lado, outro salão com os famosos “soldadinhos de chumbo” em diversas formações militares, simplesmente de encher os olhos.O museu reserva itens de arte e as famosas pinturas de Napoleão, entre estas as clássicas – Napoleão abdicando em Fontainebleau (Palácio)Napoleão I em seu trono imperial.

Napoleão abdicando em Fontainebleau por Paul Delaroche (1845)
Napoleão I no trono imperial pintado por Jean-Auguste-Dominique Ingres (1806).

Por fim, e talvez, a “cereja do bolo” A Catedral de Saint-Louis-des-Invalides, de onde contemplamos, de várias partes de Paris, o admirável Domo Dourado, local onde repousa Napoleão.

🔗 Cathedral of Saint-Louis des Invalides

Maquete da Cathedral of Saint-Louis des Invalides

Domo | Cúpula
Tumba de Napoleão
A Cathedral de Saint Louis des Invalides

O Hôtel des Invalides em Paris é mais do que um passeio é uma viagem pela cultura e historiografia armada francesa, é penetrar fortemente no orgulho e na inspiração de uma nação. Espero que gostem. Valew Valew et à bientôt !!!
Localização do Musée de l’Armée em Paris

2 thoughts on “Museu do Exército #Paris, França

• Carlos André Marinho 29 29Asia/Dubai June 29Asia/Dubai 2018 / 15:45

Muito legal mesmo, adorei as fotos … se um dia eu for a Finlândia, certamente irei visitar o Museu. obrigado …