Museu do Exército #Paris, França

Cidade: Paris, França
Local: Centro | Parque Esplanade des Invalides
Tema: História Militar Francesa
Período: Período Napoleônico | Consulado (1799 – 1804) – Império (1804 – 1814) e Governo dos 100 dias (março e junho de 1815).
Site: http://www.musee-armee.fr
Preço: Preço Normal: 12 €

⭐ Tecnologia, Interação, Video (Hi-Tec) e Free wi-fi
⭐ Descrição e Display (Francês + Inglês)

O Musée de l’Armée ou “Museu das Armas” é um íncrivel espaço cultural de Paris. O Hôtel National des Invalides, ou Palácio dos Inválidos, como é conhecido, é um grandioso monumento parisiense, cuja construção foi ordenada por Luís XIV, em 1670, para dar abrigo aos inválidos dos seus exércitos. Hoje em dia, continua acolhendo os inválidos, mas é também uma necrópole militar e sede de vários museus.

Dentre estes museus, com diversas galerias e corredores, podemos vivenciar um cenário vivo e dinâmico, sendo um dos principais centros de atividade cultural de Paris. Este edifício é um complexo cultural, que trata de diversos temas históricos relacionado a memória bélica francesa, confira a agenda no site: http://www.musee-armee.fr

O prédio abriga inúmeras e valiosas coleções, um “prato cheio” para quem ama história e que conhecer um pouco mais sobre a França Napoleônica.

Em visita ao Invalides, sugiro tirar um dia inteiro para apreciar com calma toda sua Glória, pois a própria construção é um capitulo a parte, caminhando por este hotel ou morada dos inválidos, podemos rememorar muito da campanhas militares francesas, seu poderio e influência por toda a Europa.

Uma das exposições visitadas foi o Historial Charles de Gaulle, que é um espaço multimídia interativo dedicado à ação do homem público, líder da França Livre e da resistência (2ª Guerra). Nessa exposição trata de todo o contexto público que faz referência ao grande lider dos franceses, conta um pouco das campanhas militares da 2ª guerra mundial e da resistência contra a Alemanha Nazista.

Seguimos adiante pelo grande pátio dos Invalides, onde estão depositádos diversos canhões de batalhas napoleônicas. Um dos principais Museus é o Musée de l’Armée que apresenta em suas galerias um vasto e profundo conteúdo sobre Guerra, em particular o Período Napoleônico | Consulado (1799 – 1804) – Império (1804 – 1814) e Governo dos 100 dias (março e junho de 1815) – Figura singular na historiografia francesa.

Musée de l’Armée é enorme e deve-se visita-lo com muita calma, para aproveitar-mos bem as horas, nele encontramos coleções riquissimas sobre as guerras napoleônicas e conteúdos interativos reproduzindo as batalhas da época, estratégias, movimentos, tomada de decisões, heróis … IMPERDÍVEL !!!!

O museu reserva itens de arte e as famosas pinturas de Napoleão, entre estas as clássicas – Napoleão abdicando em Fontainebleau (Palácio)Napoleão I em seu trono imperial. Para esta visita destaco duas salas em especial, uma com miniaturas e descrições dos diversos modelos dos canhões usados pelo exército francês, e logo ao lado, outro salão com os famosos “soldadinhos de chumbo” em diversas formações militares, simplismente de encher os olhos.

Por fim, e talves, a “cereja do bolo” A Catedral de Saint-Louis-des-Invalides, de onde contemplamos, de várias partes de Paris, o admirável Domo Dourado, local onde repousa Napoleão.

O Hôtel des Invalides em Paris é mais do que um passeio é uma viagem pela cultura e historiografia armada francesa, é penetrar fortemente no orgulho e na inspiração de uma nação. Comme d’habitude, algumas fotos abaixo. Espero que gostem. vlw vlw  🇫🇷 à bientôt !!!

Invalides visto pela Torre Eiffel | 1º Piso
Sentado no banco dos “Inválidos”

Charles de Gaulle – http://www.musee-armee.fr/collections/historial-charles-de-gaulle

Quadro da Invasão Nazista à França e Resistência | 2ª Guerra Mundial

Musée de l’Armée

Napoleão abdicando em Fontainebleau por Paul Delaroche (1845)

Napoleão I no trono imperial pintado por Jean-Auguste-Dominique Ingres (1806).

Cathedral of Saint-Louis des Invalides

Maquete da Cathedral of Saint-Louis des Invalides

Domo | Cúpula
Tumba de Napoleão