, , , , , , , , ,

Museu Oceanográfico
Cidade: Monte Carlo, Mônaco
Local: Rochedo de Mônaco
Tema: Mundo marinho, pesquisas oceanográficas e expedições
Site: https://www.oceano.mc/
Link: http://www.institut-ocean.org/
Preço: 06 EUR

⭐ Tecnologia, Interação, Video (Hi-Tec) e Free wi-fi
⭐ Descrição e Display (Francês + Inglês)

Este “Museu Instituto” é incrivel, e é certamente uma das principais atrações de Mônaco. Situado na “Rocha” – Mônaco Velha – esta colina resguarda a história da Família Grimaldi no principado, logo na entrada podemos encontrar a estátua do primeiro Grimaldi a tomar posse do local e adiante o Palácio Real.

Antes de se tornar um protetorado administrado pela família, esta rocha abrigava um mosteiro. Francisco Grimaldi e seu exército conquistaram a Fortaleza de Mônaco sob o disfarce de frades, em 1297. Quando os guardas da fortaleza, subordinados à República de Génova, abriram os portões para que os religiosos entrassem, todos os soldados dos Grimaldi tiraram as vestimentas de frades e invadiram o castelo, conseguindo tomá-lo dos guardas subordinados à república genovesa. Inclusive, o brasão de armas da Casa de Grimaldi mostra dois frades empunhando uma espada cada e segurando parte do brasão. wikipédia – Família Grimaldi.

Para chegar ao Museu Oceanográfico é necessário um passeio pela “Rocha” , ou seja caminhar pelas antigas e charmosas ruas do coração Monégasque. Nesse tour podemos encontar o Palácio Real, a Mairie de Mônaco (prefeitura), a Catedral local, fazer um pit stop nos diversos cafés, restaurantes e lojas de souvenirs e, além de tudo isso, apreciar a vista para Baía de Monte Carlo e de Fontvieille.

Sobre o Museu Oceanográfico, nada mais natural, pois o principado tem uma história associada com o mar. Esse projeto inicia com estudos e pesquisas realizadas pelo Príncipe Albert I que notabilizou-se pelas pesquisas oceanográficas que empreendeu no Mediterrâneo, no Atlântico e no Árctico, fundou o Museu Oceanográfico do Mónaco. Foi um pioneiro na investigação científica do oceano profundo, de cujo labor resultaram diversos trabalhos de grande valor científico sobre a biologia e sistemática da fauna das zonas abissais. *wiki

O prédio é bem amplo, uma das primeiras opções é visitar o sub-solo, onde se encontram os diversos Aquários com espécimes da fauna e flora marinha, este espaço é caprichosamente criativo, encantador e divertido, excelente local para se estar com crianças.

Subindo para o térreo temos o Auditório, as salas administrativas do Museu e Instituto Oceanográfico. Ao subir as escadas encontramos no 1º Andar um extenso salão com exposições de exemplares dos vários animais pesquisados ligados ao universo marinho, muito bem organizado e composto com elementos artísticos. Diversos destes materiais, objetos e modelos fizeram parte dos estudos do Príncipe Albert I.

No andar seguinte (2º) um salão com várias referências de como esse trabalho foi construído e pensado, suas viagens e descobertas. O escritório, navios, utensilios, tudo em detalhes através das informações em painéis, fotos e maquetes. Um arsenal descritivo contando a vida deste dedicado pesquisador e personagem ímpar da família real.

Por fim, seguimos adiante rumo ao terraço, onde se encontra uma exclusiva vista para a Baía de Monte Carlo e do Mar Mediterrâneo – do qual nos leva para os “confins da imaginação” desse extenso mundo oceânico.

Passando por Mônaco, visite o Museu Oceanográfico, conheça a história e o trabalho singular realizado pelo Princípe Albert. Segue como de costume algumas fotos abaixo, ok e vlw vlw !!!

1ª Visita em 2013

Auditório | Instituto Oceanográfico