Catedral de Sameba & Igrejas Ortodoxas #Tblissi, Geórgia

Catedral de Sameba & Igrejas Ortodoxas Georgianas
Cidade: Tblissi, Geórgia
Local: Região Central
Tema: História, Arquitetura e Religião
Site: http://www.georgianholidays.com/churches-in-tbilisi
Para saber mais: Hitória da Geórgia (wiki)

⭐ Importância Histórica e Conteúdo
⭐ Arquitetura e Ambiente Interno
⭐ Sala de Exibição e Iluminação
⭐ Painéis Religiosos
⭐ Recepção e Areas Públicas
⭐ Localização e Acesso

Em mais um tour pelo #MuseumsOnTheRoad dessa vez visitamos a admirável Catedral de Sameba e outras Igrejas Ortodoxas Georgianas e da Armênia em Tblissi na Geórgia. Esse pequeno país – A antiga República Soviética Socialista da Geórgia – integrava, até alguns anos atrás, a extinta União Soviética. A Geórgia é um país autônomo que se situa no Cáucaso entre o Mar Negro e Mar Cáspio e tem como Capital a cidade de Tblissi. Uma das características é a língua local possuir um alfabeto prórpio e peculiar ქართული დამწერლობა (wiki) e um excelente vinho.

Igreja Católica Ortodoxa Autocéfala Apostólica Georgiana é uma igreja autocéfala cristã de comunhão ortodoxa, cujo primaz é o Patriarca e Católico de Toda a Geórgia. Pessoalmente eu gosto muito das Igrejas Ortodoxas, tive algumas experiências em Moscow, Cairo (Copta), Athenas e agora em Tblissi … estes templos de fé são caracterizados com um uso “excessivo” de imagens sacras distríbuídas por todas as áreas das Igrejas, além de conter uma certa penumbra interna que nos remete a um momento único de interiorização. Podemos ainda contemplar os aspectos da bela arquitetura singular, bem ao estilo clássico georgiano.

Tbilisi Sioni Cathedral

São diversas igrejas a percorrer pela capital e/ou até mesmo pelo país, valem os dias de visita. Destaco, em meu passeio, a “Virgin Mary Church Sioni” que seguindo uma tradição medieval georgiana de nomear igrejas depois de lugares específicos na Terra Santa, a Catedral Sioni leva o nome do Monte Sião em Jerusalém. É comumente conhecido como o “Tbilisi Sioni” para distingui-lo de várias outras igrejas em toda a Geórgia, com o nome Sioni. A Catedral Sioni de Tbilisi está situada na histórica Sionis Kucha (rua Sioni), no centro de Tbilisi. Foi inicialmente construído nos séculos VI e VII. Desde então, foi destruído por invasores estrangeiros e reconstruído várias vezes. A igreja atual é baseada em uma versão do século XIII com algumas mudanças do século XVII ao século XIX.
Logo mais adiante, alguns minutos de caminhada, próximo banhos sulfur (águas termais), no canto sudoeste da Praça Vakhtang Gorgasali (Meidani) podemos encontrar a “The Armenian Church St.Gevorg” que é uma igreja armênia do século 13 na antiga cidade de Tbilisi, capital da Geórgia. É uma das duas igrejas armênias em funcionamento em Tbilisi e é a catedral da Diocese georgiana da Igreja Apostólica Armênia. Ao fundo podemos  observar as ruínas da fortaleza de Narikala.

Igreja Armênia de São Jorge

A Kashueti St. George Church é uma Igreja Ortodoxa da Geórgia no centro de Tbilisi, localizada em frente ao edifício do Parlamento na Avenida Rustaveli. A igreja de Kashveti foi construída entre 1904 e 1910 pelo arquiteto Leopold Bilfeldt, que baseou seu projeto na catedral medieval de Samtavisi. O nome “kashveti” é derivado das palavras georgianas kva para uma “pedra” e shva “para dar à luz”. Diz a lenda que o proeminente monge do século VI, David de Gareja, dos treze padres assírios, foi acusado por uma mulher de engravidá-la em Tbilisi. David profetizou que sua negação seria provada quando ela desse à luz uma pedra. Ela fez, e o lugar recebeu o nome de “kashveti”.

Kashveti Church of St. George
Os afrescos de Kashveti foram pintados pelo influente pintor georgiano Lado Gudiashvili em 1947

E a mais famosa e imponente da cidade A “The Sameba-Holy Trinity Cathedral Church”, Construída entre 1995 e 2004, é a terceira catedral ortodoxa mais alta do mundo. A ideia de construir uma nova catedral para comemorar os 1500 anos da Igreja Ortodoxa da Geórgia e 2000 anos desde o nascimento de Jesus surgiu em 1989. Em maio desse mesmo ano, foi anunciada uma competição internacional para o projecto. A construção da catedral, que começou em 23 de novembro de 1995, foi nove anos depois foi consagrada pelo Patriarca da Igreja Ortodoxa da Geórgia, o Patriarca de toda a Geórgia, Elijah II e os altos representantes das Igrejas Ortodoxas do mundo.

Alfabeto Georgiano

Catedral de Sameba

Espero que gostem, vou ficando por aqui e em breve mais posts de Tblissi, Valew Valew 🇬🇪 !!!
Localização da Catedral de Sameba em Tiblissi

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.