The City Palace & Jantar Mantar #Jaipur, Índia

The City Palace & Jantar Mantar
Cidade: Jaipur, Rajastão, Índia
Local: Centro (Pink City)
Tema: História, Cultura, Sociedade e Ciência
Site: https://royaljaipur.in | http://www.jantarmantar.org
Visão Panorâmica 360º: http://www.jantarmantar.org/Tours/Jaipur/
Preço: Turista Estrangeiro
:: The City Palace ₹ 500/-IND (6 €) || Jantar Mantar ₹ 500/-IND (6 €)

⭐ Descrição e Display (Hindi + Inglês)

Em tour pelo #MuseumsOnTheRoad este post nos conduzirá a exótica Jaipur, capital do Rajastão. Jaipur é uma grande cidade, com aprox. 3 milhões de habitantes, repleta de glórias e contos, é dessa região que vem os ilustres e lendários Marajás.

A história desta cidade e do grandioso Rajastão está espalhada por toda a região, entre montanhas e vales, são diversos palácios e fortes, construções que tiveram sua importância e se destacaram ao longo do tempo.

Visitamos primeiramente o The City Palace – O Palácio da Cidade – que fica na área central da cidade, conhecida como “A Cidade Rosa”, já que em 1876 o Marajá Ram Singh mandou pintá-la dessa cor, para a visita do Príncipe de Gales e da Rainha Vitória, desde então a cidade é regularmente pintada.

Localizado no coração da Cidade Rosa o The City Palace é uma das grandes atrações locais, em visita, podemos conhecer os traços de uma cultura e sociedade única. O Rajastão, e sua capital Jaipur, são parte das lembranças de uma Índia rica e próspera, como podemos observar nos diversos salões do complexo. O City Palace é propriedade da Família Real de Jaipur e parte do palácio está aberto ao público.

Não é permitido tirar fotos do interior dos salões e museus, segue a lista com algumas informações:

1. A “Sabha Niwas” que era a sala do trono do estado de Jaipur, projetada para assembleias cerimoniais do Marajá governante, além de nobres, oficiais da corte e dignitários visitantes. Aqui, a corte de Jaipur costumava receber emissários de outros estados indianos e – em tempos posteriores – vice-reis e residentes britânicos. A sala do período apresenta móveis originais, obras de arte, refinadas luminárias e uma exibição especial de roupas cerimoniais e medalhas oficiais;

2. A Galeria Têxtil conduz os visitantes a rica tradição do vestuário indiano, encomendada e colecionada pela Corte de Jaipur, por meio de diversos espécimes de tecidos e de fantasias dos últimos três séculos.

3. O Sileh Khana exibe a coleção real de armas e armaduras, incluindo espadas, escudos, machados, arcos e flechas, punhais, armaduras de corrente, maças, armas de fogo e recipientes de pólvora. Os destaques incluem as armas de notáveis personalidades históricas, como os Imperadores Mughal Jahangir e Shah Jahan.

4. A Pintura e Fotografia na Corte de Jaipur é um novo espaço que comporta uma extensa exposição. Coleção que situa-se no edifício Maharaja Sawai Bhawani Singh. Abrange os séculos 18 a 20, os destaques incluem a série de manuscritos mitológicos ilustrados hindus de Durga Saptashati e Bhagvata Puran e os temas clássicos do Ragamala, Krishna Leela e retratos. Ele também mostra os tesouros fotográficos da coleção composta por imagens de Maharaja Sawai Ram Singh II e seus contemporâneos. Além destes, o Museu abriga também importantes coleções de manuscritos, tapetes, artes decorativas, mapas e planos.

5. Há também no complexo do palácio os Arquivos e a Biblioteca “Pothikhana” com mais de 7866 manuscritos e mais de 225 mapas de estilo tradicional, os arquivos Pothikhana do Museu MSMS II são considerados um dos melhores da Índia. A maioria dos documentos são cópias manuscritas de textos religiosos antigos como os Vedas, Puranas e Bhagwat Gita, e sobre temas como filosofia, dramaturgia, astronomia, poesia, medicina, gramática, tabelas e cálculos matemáticos, e história e biografia. Também encontra-se em depósito mais de 15.000 livros e periódicos hospedados na coleção geral de prateleira aberta da Sala de Leitura da Biblioteca do Museu.

Um passeio encantador e fascinante … ao deixar O Palácio da Cidade, nos dirigimos, logo bem ao lado, contornando o complexo, ao impressionante Jantar Mantar. Essas construções são observatórios astronônicos datado entre 1724 e 1730. O Marajá Sawaii Jai Singh II de Jaipur construiu cinco observatórios astronômicos no norte da Índia (vide site). Os observatórios, ou “Jantar Mantars”, como são comumente conhecidos, incorporam múltiplos edifícios de forma única, cada um com uma função especializada para a medição astronômica. Essas estruturas, com suas combinações marcantes de formas geométricas em larga escala, cativaram a atenção de arquitetos, artistas e historiadores de arte em todo o mundo, mas permanecem amplamente desconhecidas do público em geral.

É emocionante caminhar por entre as “peças” de observações astronômicas das quais nos conduzem a um passado remoto, de imediato podemos perceber como uma idéia e o desejo pelo conhecimento de um homem impulsionou um trabalho como esse, que é, sem dúvida, um dos maiores legados intelectuais da Índia.

Um passeio surpreendente e, certamente, Jaipur vive no meu coração; Confira as Fotos Abaixo, vlw vlw !!!

:: The City Palace (Palácio da Cidade)

Detalhes – Vestimenta Real – Marajá

Jaipur Royal Family