CERN #Genebra, Suíça

Atlas CERN: http://atlas.cern
Entrada :: FREE

⭐ Constuções e Ambiente Interno
⭐ Tecnologia, Interação, Video (Hi-Tec)
⭐ Descrição e Display (Francês + Inglês)

O C.E.R.N é Organização Européia para Pesquisa Nuclear que, através dos cientistas de várias partes do mundo, tem por objetivo investigar a estrutura fundamental do universo. Como isso é feito? siga adiante …

Como dos muitos lugares interresantes a conhecer, o CERN estava no topo da minha lista. Para se chegar ao local é muito simples, partindo de bonde/metro nº 18 de superfície da estação central (lyon) rumo a Meyrin, CERN, 25 minutos de viagem — et voi là.

O CERN é impressionante e recebe muito bem os visitantes. A visita se deu em três partes; A primeira, ao chegar de trem logo temos à vista uma construção em formato de um Globo, em madeira, que contém um salão de exibição abordando o tema – “O Universo em Partículas”, além de um anfiteatro para eventos e reuniões.

O salão que apresenta a exibição é bem amplo, mas com luz reduzida, cria-se um efeito de cosmos, estão distribuídas pelo local diversas “estações” das quais podemos nos informar a respeito das inovações que este Centro de Pesquisa desenvolve; há videos explicativos (3D), atividades interativas, itens técnicos e inúmeras descrições dos estudos aplicados no CERN.

Para uma segunda “viagem” me dirigi ao lado oposto da rodovia, onde fica a recepção eo shop, onde contém outra sala de exibição com o tema “Microcosmo” – como muitos sabem o CERN é um grande anel onde átomos e prótons, em altíssima velocidade, se colidem (Grande Colisor de Hádrons – LHC // sigla em Ingês), com o objetivo de registrar os resultados desse choque.

Nesta exposição começamos a entender, através de relatos, experimentos e textos, a história e as razões deste mega projeto que é o CERN. São pessoas envolvidas, métodos de pesquisas, equipamentos, importância, os fundamentos da física, matemática e química, enfim … a ciência em seu mais elevado nível.

Por fim, após finalizar o tour pelo salão, aguardei a agenda para fazer uma visita ao ATLAS – o maior e principal detector de partículas do CERN, que fica bem ao lado. Nesta visita, um grupo de 15 pessoas, tivemos um monitor que esclareceu algumas questões e dúvidas que tínhamos sobre o CERN, andamos até a sala de controle – e se der sorte, podemos pegar o momento de uma colisão, sorte que não tive – de onde trabalham alguns dos cientistas do projeto. Para finalisar o passeio seguimos até um pavilão onde está conservado o primeiro acelerador LHC utilizado (1957) e um mural descritivo com o histórico dos principais cientistas chefes e notáveis personalidades ligadas ao projeto.

Um jornada simplesmente “Bazinga” (sic) !!!! vlw vlw, se gostou curta e comente, como de costume fotos abaixo.

Estação Meyrin, CERN | Linha 18

Exposição “O Universo em Partículas”

Exposição “Microcosmo”

Vídeo Informativo | Técnica