FC Barcelona #Barcelona, Espanha

FC Barcelona – Més que un Club
Cidade: Barcelona, Espanha (Catalunha)
Local: Estádio do Camp Nou, Complexo Esportivo do FC Barcelona
Tema: História e Memórias do FC Barcelona
Site: https://www.fcbarcelona.com
Tour: https://www.fcbarcelona.com/tour
Preço Normal: 25 €

⭐ Importância Histórica e Conteúdo
⭐ Arquitetura e Ambiente Interno
⭐ Sala de Exibição e Iluminação
⭐ Qualidade da Coleção dos Itens
⭐ Exibição e Exposição
⭐ Tecnologia, Interação, Video (Hi-Tec) e Free wi-fi
⭐ Descrição e Display (Catalão + Espanhol + Inglês)
⭐ Fotografias e/ou Ilustração Explicativas
⭐ Recepção e Areas Públicas
⭐ Localização, Preço e Acesso

No post dessa semana em #MuseumsOntheRoad visitamos, eu e meu filho, Caio Luiz, o Museu e Tour Experience do FC Barcelona. Um dos maiores clubes do futebol mundial. O Museu fica no emblemático Camp Nou, principal estádio e palco de lendárias batalhas do clube catalão.

Para chegar ao Camp Nou é bem simples, basta pegar um metro Linha 5 ou Linha 9, e descer na estação Collblanc, não mais que 10 minutos de caminhada, chegamos ao local.

Neste local, além do Estádio de Futebol, há um Complexo Esportivo com ginásio, outro estádio B (Mini Estadi), ring de hóquei, uma cervejaria da Estrella Damm e lojas com produtos do clube, movimentando milhares de turistas e amantes do Barça diariamente.

Ao iniciar o Tour – consulte o site – fomos informado que não poderíamos descer em visita ao vestiário, que estava sendo preparado para o “El Clássico” do dia seguinte. De qualquer forma, a experiência foi incrível, seguimos adiante através do corredor que nos levaria ao Camp Nou e Museu. É muito emocionante ver um Clube como o Barcelona preservar sua memória, muitas histórias e conquistas. Minha maior alegria foi ver a excitação e o encanto do meu filho.

Bom, sobre o museu …. são dois andares com grandes salões, distribuídos em vasta informações com atrações eletrônicas, ilustrações, fotos e itens do clube. Podemos ver peças esportivas históricas dos grandes jogadores como troféus, camisetas, chuteiras, flâmulas, luvas, etc … também painéis ilustrativos apresentando a história do clube geração após geração, jornais de época, homenagens, vídeos e muitas fotos dos jogos, atletas e técnicos.

Destaco os diversos painéis interativos em mesa, dos quais podemos navegar por entre as memoráveis partidas históricas, alguns inclui som ambiente, revendo os diversos gols e lances das partidas, ou seja … muito futebol. Estendendo a visita, no próprio interior do Museu, podemos acessar facilmente parte das arquibancadas do Camp Nou, aproveitando para dar uma olhada no campo e imaginar como é vibrar em paixão, por um dos mais tradicionais clubes do planeta.

Dos vários brasileiros que jogaram pelo Barcelona (39), entre algumas celebridades relacionadas no museu, como Evaristo de Macedo e os mais recentes, Romario, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho, Neymar, Paulinho … segue a lista com todos os Jogadores Brasileiros que passaram pelo Clube Catalão :: De Da Silva a Coutinho

Com atuações no Camp Nou aponto, para mim, a estréia de Romário no Barça (3×0, 3 gols de Romário) em 1993 contra o Real Sociedad (ano em que foi artilheiro da competição), sendo que o 3º Gol foi a “cara e o estilo” do que representa Romario para o futebol, talves tenha sido a estréia mais gloriosa de um jogador por um clube desse porte; e para quem achava que Romário estaria impedido, confira no video abaixo ….

Na sequência vem o brasileiro Ronaldo Nazário, apesar de ter jogado em diversos clubes, inclusive no rival Real Madri, Ronaldo “O Fenômeno” também tem sua história registrada no Clube, confira alguns dos sues gols no video abaixo ….

Outro brasileiro a fazer história no Camp Nou foi Rivaldo, em uma partida memorável contra o Valência, que seria o Campeão Espanhol em 2001, além de fazer os três Gols do Jogo, 3×2 para o Barcelona, 38ª Ronda da Liga, Rivaldo fez do 3º um super golaço com uma Bicicleta (com B maiúsculo) incrível, aos 43 do 2º tempo, confira no video abaixo ….

Mas o grande ápice, creio eu, no estádio foi a entrega de um troféu ao jogador Ronaldinho Gaúcho em que a final foi entre Barcelona vs Milan, o clube catalão ficou com a taça mas havia sido a primeira vez que o Ronaldinho retornava ao Camp Nou depois de uma longa história de conquistas pelo Clube, o interessante é que a foto tradicional do jogadores do Barcelona antes do inicio do jogo temos o Ronaldinho com a camisa do Milan … sendo assim, eu acredito que esta tenha sido a única vez que um clube entregou um troféu de um torneio a um jogador que atuava por outro clube (dia de homenagem), algo extraordinariamente inusitado, mas merecido, confira no video abaixo ….

As maiores atrações do Museu são os Troféus – FIFA WORLD CUP (3) e UEFA Champions League (5) além, claro, de inúmeros outros, há também um espaço reservado para as Bolas de Ouro da FIFA (4) conquistada pela maior estrela atual do Clube, o argentino Lionel Messi.

O Clube FC Barcelona detém dois grandes records registrado no Museu

1 ::: Único Clube a ganhar 6 dos maiores títulos do futebol em um único ano 2015
– FIFA WORLD CUP
– SUPER COPA DA UEFA
– UEFA CHAMPIONS LEAGUE
– SUPER COPA DA ESPANHA (disputada em 2016)
– CAMPEONATO ESPANHOL
– COPA DO REI DA ESPANHA

2 ::: O Clube com maior título das Copas Nacionais da Europa
– 30 Copas do Rei da Espanha, contra 18 do Bayer de Munique

Pesquisei no site do clube e vi que neste dia haveria um jogo do Barcelona B, no Miniestadi, pela 2ª divisão do Campeonato Espanhol contra o Clube Réus, ao final da visita pelo Museu passamos na loja do clube, e então, vestimo-nos a caráter e fomos a pelea. Foi assistindo a partida Barcelona B vs Réus que finalizamos nossa experiência, um dia inesquecível com o filhote.

No dia seguinte haveria o El Clássico contra o Real Madri, mas os ingressos estavam quase esgotados e o mais barato custava € 220 (x2), preferimos (eu) economizar, porque pelo Caio já era …, e, assim, assistimos em um pub na av. La Rambla, no centro de Barcelona.

Muito bacana a visita, mas muito mais feliz por poder proporcionar um passeio como este. Confira as Fotos Abaixo, vlw vlw até o próximo post.

Placa de Inauguração
Pedra Fundamental
Camisa Barcelona | Cores da Catalunia

Evaristo de Macedo

Confira a história das Finais e do Gol ::: 1º jogo 2×2 em Madrid, 2º Jogo 2×1 em Barcelona, com o decisivo gol de Evaristo.

Troféu da FIFA e Super Copa Européia

Champions League

Bola de Ouro | Messi

Camp Nou

Jogo pelaLiga B Espanhola ::: Mini Estádio do Barcelona

Barcelona B 0 vs Réus 1

Localização do Museu do Barcelona FC (Camp Nou)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.