Castell de Montjuic #Barcelona, Espanha

Castell de Montjuic
Cidade: Barcelona, Espanha (Catalunha)
Local: Monte Montjuic
Tema: História Espanhola
Site: http://ajuntament.barcelona.cat/castelldemontjuic
Preço Normal: 5 €

⭐ Descrição e Display (Catalão + Espanhol + Inglês)
⭐ Recepção e Áreas Públicas

O Castelo de Montjuïc é uma antiga fortaleza militar, construída no topo da colina Montjuïc em 1640, na cidade de Barcelona, Catalunha, Espanha.

Portal do Castell Montjuic

Para chegar a fortaleza existem duas opções:
1. Subindo a pé pela colina através de um caminho que contorna o Museu Nacional de Barcelona, em direção ao Estádio Olímpico e Museu. Após passagem no Museu Olímpico e dos Esportes, caminhando um pouco mais adiante, aproximadamente uns 150 metros, encontra-se a estação do “Funicular de Montjuïc”, um teleférico que conduzirá ao Castell de Montjouic.
2. Na Praça Espanya há um metrô (subway) que leva direto ao “Funicular de Montjuïc”.

Funicular de Montjuïc

O Castell é bem interessante e foi para mim uma nova descoberta, pois neste local encontramos parte da história viva da razão do ressentimento Catalão em relação a Coroa Espanhola.
A história da fortaleza é bem extensa, desde sua origem e ocupação. Foi desse ponto que a Coroa Espanhola subjugava a população de Barcelona justamente nesse forte que a dominação castelhana se fez presente ao longo dos históricos conflitos contra os catalães.
O que mais me interessa nessa história, e que marcou essa minha visita, foi conhecer os relatos referentes ao episódio da Guerra da Sucessão Espanhola entre 1701 e 1714, que trata da sucessão da coroa espanhola. A Guerra de Sucessão que foi ocasionada pela morte do último monarca da Casa de Habsburgo, Carlos II de Espanha, sem deixar herdeiros da rainha Maria Luísa d’Orleães, da qual pertencia à família real francesa. Duas “facções” espanholas se enfrentam pelo trono, serão 13 anos de guerra para definir a sucessão. Por um lado a França e a coroa de Castela leal a Felipe e por outro lado o sacro Império Romano-Germânico e a Coroa de Aragão + Catalunha.

Os catalães entraram na guerra em 1705, quando a maioria da sociedade catalã saiu em favor do lado austríaco. O conflito irrompeu na Catalunha até 11 de setembro de 1714, quando as tropas de Filipe V finalmente romperam a última resistência austríaca e capturaram Barcelona. Em 2 de abril de 1706, a frota combinada francesa e o exército de Bourbon já se encontravam às portas de Barcelona. Inicialmente, eles decidiram aproveitar o ponto estratégico de Montjuïc, mas foram surpreendidos por um ataque da cidade e forçados a recuar. A luta e o bombardeio se intensificaram até que o CASTELL DE MONTJUIC ficou praticamente em ruínas, o que resultou na sua evacuação e subseqüente ocupação pelas tropas Bourbon, que o usaram para intensificar o cerco da cidade. No entanto, a chegada de uma frota aliada inverteu a situação e o exército de Bourbon foi forçado a se retirar. A posição estratégica central do CASTELL DE MONTJUIC tornou-se muito clara e sua reconstrução começou imediatamente, com o fortalecimento dos bastiões oeste e leste e novas rotas de comunicação para a cidade. A guerra continuou até que o novo cerco pelas tropas Bourbon terminou em 11 de setembro de 1714.

Com o final da guerra a perda dos territórios mencionados marcou o início do declínio espanhol na Europa, por oposição ao da França, agora senhora praticamente inconteste na Europa continental, e da Grã-Bretanha, que dominava as rotas do comércio mundial. Além disso, a presença inglesa no comércio com as colônias espanholas ultrapassou os limites previamente definidos, reduzindo o controle castelhano sobre suas próprias colônias, sendo este um dos fatores que, posteriormente, favoreceriam as colônias em sua busca pela independência. Logo mais adiante conta a história, já que a Catalunha era vista com uma certa apreensão por parte de Castella. Dessa relação os conflitos se intensificam e foram deflagados vários movimentos insurgentes populares que surgiram durante este período, conflitos que foram liquidados pelo governo de Baldomero Esparteroa. Em 3 de dezembro de 1842, ele ordenou o bombardeio da cidade do CASTELL DE MONTJUIC durante doze horas, como punição pelos protestos espontâneos. Os canhões dispararam 1014 projéteis e causaram pelo menos vinte mortes e destruição generalizada em toda a cidade. Quando a ofensiva cessou, para citar uma testemunha ocular “a cidade tinha assumido um aspecto sepulcral: portas e lojas fechadas, as ruas quase desertas, em alguns lugares obstruídas pelas ruínas e destroços de casas devastadas e envoltas pela fumaça vindo dos muitos edifícios ainda em chamas. No ano seguinte, em 2 de setembro de 1843, a instalação da Junta Provincial Suprema provocou uma revolta conhecida como la Jamància, exigindo uma distribuição mais justa da riqueza. No dia 10 de novembro, Barcelona foi novamente sistematicamente bombardeada de Montjuïc, nesta ocasião por dois meses, causando 335 mortes, 354 feridos e danos materiais significativos, na medida em que cerca de 40.000 pessoas fugiram da cidade. Mais uma vez, em julho de 1856, a cidade foi bombardeada em Montjuïc, em conjunto com as forças estacionadas na Ciutadella e Drassanes, desta vez por ordem do capitão-general Juan Zapatero, como consequência dos protestos contra o golpe militar que derrubou a cidade. governo progressista. A cidade foi ocupada pelo exército e a subsequente repressão resultou em mais de 400 vítimas.

Pátio do Castell de Montjouic

Muralhas que protegem o lado oeste da fortaleza (Barcelona ao fundo)
Vista para o Porto de Barcelona
Vista para o Porto de Barcelona (2)