Museu de Selos e Moedas #Monte Carlo, Mônaco

Museu de Selos e Moedas
Cidade: Monte Carlo, Mônaco
Local: Terraço de Fontvieille em Monaco-Ville, Mônaco
Tema: Coleção histórica de selos e moedas monegasque
Link: https://www.mtm-monaco.mc/
Preço: 03 EUR

⭐ Descrição e Display (Francês)

Um novo tema em #MuseumsOnTheRoad – A Numismática. Saberia você me dizer o que é Numismática?
Em uma breve definição … “Numismática é a ciência que estuda os eventos históricos, as personalidades e os momentos econômicos com base nas moedas que circularam em determinado período de um país, estado ou região, sendo ainda um termo comumente empregado para designar o ato de colecionar estes itens.” – https://collectgram.com/blog

É através dessa ciência que podemos completar muitas vezes nossos conhecimentos sobre fatos históricos, personalidades, etc de um determinado país, sociedade e cultura. Em muitas cidades existem vários museus desse estilo. Nesse sentido caminharemos ao post com o Musée des Timbres et des Monnaies da charmosa Monte Carlo, no principado de Mônaco.

O Museu é outro espaço cultural que está situado no convidativo terraço em Fontvieille; onde, de um lado, está a marina e, no outro, a Coleção Privada de Automóveis do Príncipe. O espaço é relativamente pequeno para um tradicional museu, trata-se de uma ampla sala suficiente para compor a história Filatélica e Monetária do Principado.

Terraço Fontvieille Mónaco

Apesar da sala não ser extensa, o local é bem agradável e muito bem organizado. Encontramos um vasto e rico histórico de itens incríveis, eu realmente gostei. Logo na entrada podemos encontar uma antiga máquina de produção de selos, juntamente com as matrizes originais.

Maquina de Selos

Timbres Monegasque

O conteúdo que é apresentado pela filatelia é realmente abundante, inicialmente essas coleções faziam parte de um antigo acervo do “Museu Postal” (1950), há diversas séries com personagens da família Grimaldi, automóveis, fotos em geral e ilustrações do Principado são os mais completos selos monegascos impressos desde o ano de 1885.

Albert II, Princípe de Mônaco

Ao circular pelo local percebemos que as moedas são as peças mais preciosas do museu, são vários anos de história traçada em metais que circularam por toda a Europa. No museu encontram-se moedas raras com mais de 350 anos – do Franc ao Euro – realmente se trata de um incrivel acervo histórico e digno da nobre realeza monegasque.

Prensa de Moeda

Primeiras moedas que leva a menção “Príncipe de Mônaco” e afirma a soberania de Mônaco, em 1640

Espero que ao ler tenham gostado, maiores informações podem acessar o site do Museu. Há uma opção de — Visita Virtual — confira aê … um Valew Valew e até o próximo post !!!

Localização em Mônaco do Museu de Selos e Moedas