Museu Numismático #Athenas, Grécia

Museu Numismático
Cidade: Athenas, Grécia
Local: Rua Panepistimíou, 12 – 10671 Atenas | Próximo ao Syntagma Square
Tema: Coleção histórica de moedas gregas
Links: http://www.nummus.gr | https://www.tudosobreatenas.com/museu-numismatico
Preço: Preço Normal: 06 €

⭐ Tecnologia e Interação
⭐ Descrição e Display (Grego + Inglês)

Seguindo a rota Numismática apontamos para Athenas que tem um dos museus mais importantes da Grécia e abriga uma das maiores coleções de moedas, antigas e modernas do Mundo. Esse espaço além de um fabuloso museu é também peça da arquitetura tradicional ateniense. O edifício, sede do museu, está instalado na mansão do ex-Heinrich Schliemann, o famoso arqueólogo, formalmente conhecida como Iliou Melathron. O Iliou Melathron, ou Palácio de Ilion, foi construído em estilo renascentista com elementos neoclássicos pelo arquiteto alemão Ernst Ziller entre 1870 e 1881.
O Museu Monetário é um dos mais antigos museus do estado da Grécia. Foi instituído em 1834. A arquitetura externa e interna do prédio é uma exposição à parte, ao caminhar pelos belíssimos salões podemos absorver um pouco da atmosfera tradicional de um “típico casarão” grego (no sentido pleno) ao final do século XIX.

A sala para os doadores no primeiro andar

Entre os corredores e salões decorados ao estilo neclássico há as imensuráveis coleções de moedas. Coleções que compõe um dos principais acervos do mundo. Neste primeiro andar encontramos uma exposição permanente, que apresenta as moedas gregas antigas. São mais de 190.000 moedas pertencentes a época do grego antigo, romano, bizantino, medieval e moderna.

Tetradracma grego | Coruja de Atena (c. 480–420 a.C.). O símbolo “ΑΘΕ” é uma abreviatura de ΑΘΗΝΑΙΩΝ, que pode ser traduzido como “dos atenienses”.

As coleções mais ricas são as das moedas antigas, datadas do século VI aC. até o século V dC Estas são as moedas das cidades-estados, os reis e os governantes do antigo mundo grego e helenístico, a República Romana, os imperadores romanos e as províncias do Império Romano. Igualmente importantes são as coleções de moedas bizantinas e medievais, que datam do século VI ao século XV. Há um grande número de moedas do Império Bizantino com cortes representativos todos os imperadores e simbolos, além de governantes do Ocidente Medieval e do Leste. A exposição permanente é concluída no segundo andar do Iliou Melathron por apresentar a história da moeda de Roma aos tempos modernos.  O período dos séculos XV ao XX é coberto por moedas da maioria dos estados do mundo moderno. A ênfase é colocada sobre as moedas que circulavam na Grécia nesses séculos, como as do Império Otomano, moedas estados e impérios europeus, bem como as moedas e notas do novo Estado grego. Existem aproximadamente, conforme informação do Museu Numismático cerca de 500.000 títulos – principalmente moedas, mas também medalhas, timbres e selos – que remontam do século XIV aC. até a presente data, são indiscutivelmente os “tesouros” por toda a Grécia. Esses conjuntos de moedas são importantes fontes de informação sobre circulação monetária e economia na Grécia desde a antiguidade até o início do século XX. Para quem caminha pela história o Museu Numismático é um portal do tempo, incrivelmente espetacular. Obrigado mais uma vez e valew valew !!!!

Localização do Museu Numismático em Athenas