Museu Mauritshuis
Cidade: Haia (Den Haag), Holanda | Países Baixos
Local: Centro ao lado do Binnenhof | Parlamento Holandês
Tema: Coleção Pública com 841 obras de arte que incluem peças de Rembrandt, Vermeer e Holbein
Links: https://www.mauritshuis.nl
Wiki: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mauritshuis
Preço: 12 €
⭐ Importância Histórica e Conteúdo
⭐ Arquitetura e Ambiente Interno
⭐ Sala de Exibição e Iluminação
⭐ Qualidade da Coleção dos Itens
⭐ Exibição e Exposição
⭐ Descrição e Display (Dutch + Inglês)
⭐ Recepção e Areas Públicas
⭐ Localização, Preço e Acesso
O Museu Mauritshuis (Casa de Maurício), ou melhor – a Galeria de Pintura Holandesa Mauritshuis, é um prédio histórico e um rico museu de Haia, um dos mais importantes da Holanda. Seu nome se deve ao fato de ter sido construída por ordem de João Maurício de Nassau, que foi governador do Brasil holandês no século XVII, e hoje é a sede da Real Galeria de Pinturas de Maurishuits, que possui um importante acervo de arte.
Foi a minha primeira escolha ao visitar a cidade, tinha uma enorme curiosidade e interesse pela história da pintura holandesa da época conhecida como “Dutch Golden Age“, foi um período da História dos Países Baixos compreendido entre 1584 e 1702, no qual a modesta República Unida dos Países Baixos (Estado antecessor dos Países Baixos contemporâneos) transformou-se no país mais rico do mundo. Foi nessa época que a pintura holandesa floresceu. No museus, encontram-se, as grandes obras, dos principais Mestres Rembrandt e Johannes Vermeer,dessse período.
O Mauritshius é muito bem conservado, uma jóia local, situada no coração de Haia, bem ao lado do Parlamento.
As galerias, em dois níveis, são agraciadas com coberturas em parede de seda, candelabros cintilantes e tetos monumentais pintados. Um ambiente precioso, impecável e elegante, que representa a sutileza e encanto da pintura flamenca.
Mais de 200 obras de mestres holandeses e flamengos estão expostas no interior histórico, confira algumas delas.









Destaco as obras-primas como A Menina com Brinco de Pérola, de Vermeer e A Lição de Anatomia do Dr. Nicolaes Tulp, de Rembrandt, estão em exibição permanente nos salões deste monumento do século XVII.


Johannes Vermeer “O Mestre da Luz”, é o segundo pintor holandês mais famoso e importante do século XVII (um período que é conhecido por Idade de Ouro Holandesa, devido às espantosas conquistas culturais e artísticas do país nessa época), depois de Rembrandt. Os seus quadros são admirados pelas suas cores transparentes, composições inteligentes e brilhante com o uso da luz.
Ao encerrar o passeio pelo Mauritshuis, não deixe de conhecer o Parlamento e o entorno do Canal Hofvijver, bem no centro de Haia suas ruas estreitas e mercados, um passeio para lá de agradável e revelador. Um grande abraço, mais uma vez obrigado !!! Valew Valew ….


Localização do Museu Mauritshuis em Haia