Imperial War Museum #Londres, Reino Unido

Links: https://www.iwm.org.uk/
Preço: FREE

⭐ Tecnologia e Interação
⭐ Descrição e Display (Inglês)

God Save the Queen é o hino Britânico que exalta os ideais da realeza e o poder de um dos maiores impérios da história. Nesse post em #MuseumsOnTheRoad visitamos o Imperial War Museum localizado na cidade de Londres. Este é um dos vários museus militares da capital inglesa. A história do edificio e de como o local se tornou o IWM podemos conferir no link : https://www.iwm.org.uk/history

Na entrada estão as icônicas armas de 15 polegadas da HMS Ramillies e HMS Resolution reveladas ao público em 1968. O IWM está em três andares com grandes coleções contendo objetos fascinantes e seus documentos das 1ª e 2ª Guerras Mundiais e conflitos recentes.É impressionante e incrível o IWM, pois o prédio em seu interior é moderno e contém logo no atrium principal caças suspensos. Vou destacar, nesse post, as galerias permanentes das duas guerras mundiais. A da 1ª Guerra fica no piso térreo e a da 2ª Guerra, no andar superior.

A galeria que compõe o cenário da 1ª Guerra é sensacional, a que mais me agradou, nesse espaço há inumeros painéis interativos que descrevem a atuação política das Potências envolvidas no conflito. O Reino Unido é uma das grandes potências que disputavam o espaço político e econômico no mundo, naquele período, fato que colocou esta nação no centro das questões que marcaram principalmente a 1ª Guerra.

Em visita ao circuito “First World War” , encontramosdiversos objetos de guerras muito bem organizados e bem descritos – um complexo arsenal histórico digno do Grande Império Britânico. Durante o passeio pelo espaço, que relata os aspectos dessa terrível guerra, podemos vivenciar várias experiências, das quais o IWM nos proporciona; Entre estas, como eram fabricados as rações aos soldados, o alistamento e seleção militar, a vida nas trincheiras, etc …

Painel Interativo – Animação sobre as Potências Européias | Pré e durante a 1ª Guerra Mundial

Alistamento Militar

Painel Interativo | Produção de Biscoitos para o Exército

Batalha Naval | Marinha Britânica
Trincheira

T. E. Lawrence das Arábias | Seu trabalho foi servir de ligação entre árabes e ingleses na luta contra os turcos.

O Império Britânico e aliados tiveram um papel central nessa guerra contra os Impérios Germânico, Astríaco e Turco; que, ao final, com as expensas perdas sairam vitoriosos.

Ao caminhar para 2ª Guerra a galeria, contendo a história, apresenta, em destaque, vários utilitários como tanques, cabines de aviões, motocicletas e muitas fotografias. Há uma peça – troféu que servia de estandarte da Alemanha Nazista em Berlim em exposição.

Minas

Pórtico Nazista – Troféu retirado de Berlim após a queda da Alemanha Nazista na 2ª Guerra Mundial

Motocicleta com Metralhadora
Números da Guerra

No contexto da 2ª Guerra o foco foi o embate dos Aliados [ R.U., França, USA e URSS ] contra o Eixo [ Alemanha Nazista, a Italia e o Japão ] em detalhes toda essa história sinistra contada com muita precisão os aspectos do maior conflito entre nações da história da humanidade.

Ao passear pelos outros os andares e galerias do IWM também podemos encontrar diversas exposições temporárias que podem ser consultadas previamente no site do IWM. Também é possivel fazer um Tour guiado, de aprox. 40 min, com um guia local, por um adicional de 10£. O IWM é bem acolhedor e muito bem estruturado, além de banheiros em todos os andares, existe cafeterias e diversos pontos de vendas de suvenirs e interessantes livros com preços acessíveis, comprei alguns para minha coleção. Mais uma dica e indicação de um fabuloso Museu. Abraços, até a próxima e Valew Valew !!!

Localização do IWM em Londres