Casas Cubo & Chessmen Museum #Rotterdam, Holanda

Casa Cubo: http://www.kubuswoning.nl/
Chess Museum: http://www.schaakstukkenmuseum.nl/
Preço: 03 € Casa-Museu Kijk-Kubus | 02€ Chessmen Museum

⭐ Arquitetura e Ambiente Interno ⭐ Qualidade da Coleção dos Itens ⭐ Exibição e Exposição ⭐ Descrição e Display (Dutch + Inglês) ⭐ Recepção e Areas Públicas ⭐ Localização, Preço e Acesso

Em #MuseumsOnTheRoad desta vez visitamos Rotterdam, um dos grandes centros da arquitetura mundial. A cidade sofreu durante a 2ª Guerra Mundial um bombardeio aéreo da Alemanha Nazista que destruiu grande parte das suas construções, após algumas décadas, novos planos, Rotterdam se alinha a modernidade e se reescreve. As Casas em Cubo (Kubuswoningen) em Rotterdam, é um desses exemplos, são uma das atrações mais características da cidade. Projetado pelo arquiteto holandês Piet Blom, esse conjunto residencial se destaca, pois suas casas são, literalmente, cubos, construídas com uma inclinação de 45 graus.

Uma dessas casas (70) a Casa-Museu Kijk-Kubus está disponível para visitação. Tivemos a incrível experiência de conhecer esse projeto por dentro e vivenciar um pouco da sensação de caminhar no interior do mini-apartamento. Esse espaço está todo mobiliado, facilitando nossa compreenção dos inusitados detalhes e d0 ambiente. Sem dúvida que nos passa pela idéia a possibilidade de morar em um lugar como esse, seria muito divertido — mas confesso que a impressão que tive foi um pouco claustrofóbica, dado a inclinação das paredes.

Ao caminhar pela Casas em Cubo percebemos o quanto Rotterdam é uma cidade de arquitetura ousada e inovadora, um projeto que teve como a intenção representar de forma criativa uma floresta ou bosque de casas. São trinta e oito casas inclinadas, formando o sonhado bosque amarelo. O Complexo externo “o bosque” é amplo, arejado, bem distribuído e agradável; sem dúvida que vale o passeio. Caso tenha o interesse em compartilhar mais a fundo a experiência, existe a possibilidade de se hospedar no hostel Stayokay Hostel Rotterdam.

Podemos encontrar um lugar super divertido no “bosque de casas amarelas suspensas” O Chessmen Museum | Museu do Xadrez ou Schaakstukkenmuseum, incrivelmente interessante e cheido de surpresas. O Museu, ou melhor — A fantástica coleção de peças de xadrez, onde podemos encontrar inúmeras peças, parte da criatividade do jogo, uma mais incrivel que a outra — não sei exatamente quantas peças e conjuntos de jogos existem, mas o acervo é bem grande e variado. O Chessmen museum fica bem ao lado de uma Cafeteria… E, sem dúvida, uma oportuna hora para uma pausa pro café e um joguinho.

O espaço é relativamente pequeno, mas bem organizado — são somente 3 salas, a central com a maioria das peças e mais duas menores que abrigam outras coleções em diversas prateleiras, como mostram as fotos.

Abaixo mais fotos com detalhes de alguns temas das peças e jogos, sem dúvida uma maneira divertida de praticar o xadrez.

Dragões

Exército Francês de Napoleão
Star Trek
Star Wars

Rei Henrique VIII | Inglaterra

Senhor dos Anéis
Smurfs
Guerra de Secessão | Exército da União, liderados por Abraham Lincoln

MARKTHAL

Mais uma vez obrigado !!! Valew Valew … Rotterdam.

Localização Casas Cubo & Chessmen Museum