Mesquita Azul #Istambul, Turquia

Mesquita Azul (Sultan Ahmet Camii)
Cidade: Istambul, Turquia
Local: Parque Arqueológico Sultanahmet
Tema: História, Arquitetura e Religião
Site: http://www.bluemosque.co/
Google Maps: https://goo.gl/maps/BlueMosque
Preço Normal: FREE

⭐ Importância Histórica e Conteúdo ⭐ Arquitetura e Ambiente Interno ⭐ Sala de Exibição e Iluminação ⭐ Descrição e Display (Turco + Inglês) ⭐ Fotografias e/ou Ilustração Explicativas ⭐ Recepção e Areas Públicas ⭐ Localização, Preço e Acesso

A Mesquita Azul é a mesquita mais importante de Istambul. Seu nome em turco é Sultanahmed Camiii, Mesquita do Sultão Ahmed, já que foi construída pelo Sultão Ahmed I entre 1609 e 1616, mas foi inaugurada em 1617 durante o mandato de Mustafá I.

A mesquita fica em um cenário incrível para que visita Istambul – no complexo da região Sultanahmet – área mais visitada da antiga capital Otomana. Nesse cenário se encontram inúmeras atrações clássicas desde o período grego-românico ao recente Império Otomano. Dessa forma Istambul, inicialmente Bizâncio, depois Constantinopla, antes da tomada da cidade pelos turcos-otomanos, se tornou em uma das principais cidades e centros comerciais do mundo. O local é riquíssimo em história e cultura, um cenário mais do que vivo, não só quanto ao passado, mas também no presente, pois a Istambul moderna em sua espontaneidade continua encantadoramente vibrante.







O design da Mesquita do Sultão Ahmed é o resultado de dois séculos, tanto quanto o modelo de mesquita otomana quanto da igreja bizantina. Ele incorpora alguns elementos bizantinos da vizinha Hagia Sophia com a arquitetura islâmica tradicional e é considerada a última grande mesquita do período clássico do Império Otomano.

A Mesquita do Sultão Ahmed é a primeira das duas mesquitas da Turquia com seis minaretes. A segunda é a Mesquita Sabanci, em Adana. Quando o número de minaretes foi revelado, o sultão foi criticado por ser presunçoso, pois era o mesmo número de minaretes da mesquita da Caaba em Meca. Ele superou esse problema ao ordenar a construção de um sétimo minarete na mesquita em Meca.

Quatro minaretes estão nos cantos da Mesquita Azul. Cada um desses minaretes canelados em forma de lápis tem três varandas (chamadas Serefe) com mísulas de estalactite, enquanto as outras duas no final do pátio têm apenas duas “varandas”.

Hoje, um sistema público de anúncios, em altos falantes, está sendo usado e a ligação pode ser ouvida em toda a parte antiga da cidade, ecoada por outras mesquitas nas proximidades. Grandes multidões de turcos e turistas se reúnem ao pôr do sol no parque de frente para a mesquita para ouvir o chamado para as orações da noite, enquanto o sol se põe e a mesquita é brilhantemente iluminada por luzes coloridas.





A fachada do amplo pátio foi construída da mesma maneira que a fachada da mesquita Süleymaniye em Istambul, exceto pela adição das torres nas cúpulas dos cantos. A quadra é do tamanho da mesquita e é cercada por uma arcada abobadada contínua. A fonte hexagonal central é bastante pequena em contraste com as dimensões do pátio.

O interior da mesquita é revestido com mais de 20.000 azulejos artesanais, feitos na cidade de Iznik (Nicéia) em mais de cinquenta desenhos diferentes de tulipas. Os níveis superiores do interior da mesquita são dominados por tinta azul. Mais de 200 vitrais com desenhos intrincados admitem luz natural. Nos candelabros, os ovos de avestruz são encontrados para evitar teias de aranha dentro da mesquita repelindo aranhas. As decorações, incluindo versos do Alcorão, muitas delas feitas por Seyyid Kasim Gubari, considerado o maior calígrafo de seu tempo.









A Mesquita Azul é um passeio tão necessário e lindamente único – sem mais adjetivos. Um Beijo no Coração e valew valew !!!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.