Museum Prinsenhof #Delft, Holanda

Museum Prinsenhof Delft
Cidade: Delft, Holanda | Países Baixos
Local: Sint Agathaplein 1, próximo a Estação Central
Tema: Museu Histórico. Família Real “Orange-Nassau”.
Links: https://prinsenhof-delft.nl/en
Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_de_Orange-Nassau
Google Collections: https://artsandculture.google.com/museum-prinsenhof-delft
Google Maps: https://goo.gl/maps/MuseumPrinsenhof
Preço: 12,50 €

⭐ Importância Histórica e Conteúdo ⭐ Arquitetura e Ambiente Interno ⭐ Sala de Exibição e Iluminação ⭐ Qualidade da Coleção dos Itens ⭐ Exibição e Exposição ⭐ Descrição e Display (Dutch + Inglês) ⭐ Recepção e Areas Públicas ⭐ Localização, Preço e Acesso

O Museu Prinsenhof, na charmosa cidade de Delft, entre Haia e Rotterdã, na Holanda, é um palácio urbano construído na Idade Média como um mosteiro. Mais tarde, serviu de residência para William, “The Silent”. William foi assassinado no Prinsenhof em 1584; os buracos na parede feitos pelas balas nas escadas principais ainda são visíveis. O prédio agora abriga um museu municipal. O museu foi fundado em 1911. Hoje, o edifício apresenta relatos históricos sobre William e a criação das Províncias Unidas, também exibe uma coleção de pinturas holandesas da Idade do Ouro, séc. 17.





A rota cultural que o visitante irá encontrar no Prinsenhof é a luta pela formação do estado moderno holandês. William of Orange (Holandês : Willem van Oranje), foi o principal líder da revolta holandesa contra os Habsburgos Espanhóis, a região atual da Holanda era nesse período era vassala da Coroa Espanhola, Willian foi o principal responsável po início da Guerra dos Oitenta Anos (1568-1648) que resultou, ao seu final, na independência formal das Províncias Unidas em 1581.









Willian nasceu na Casa de Nassau como Conde de Nassau-Dillenburg, se tornou príncipe de Orange em 1544 e, portanto, é o fundador da filial de Orange-Nassau e o ancestral da monarquia da Holanda . Na Holanda, ele também é conhecido como Pai da Pátria. Embora nunca tenha se oposto diretamente ao rei espanhol, Willian logo se tornou um dos membros mais proeminentes da oposição no Conselho de Estado.

William também estava insatisfeito com a crescente perseguição aos protestantes na Holanda. Criado como luterano e depois católico, William era muito religioso, mas ainda era um defensor da liberdade de religião para todas as pessoas. A atividade da Inquisição na Holanda, dirigida pelo Cardeal Granvelle aumentou a oposição ao domínio espanhol entre a população então majoritariamente católica dos Países Baixos. Por fim, a oposição desejava ver o fim da presença de tropas espanholas.

Em outubro de 1568, William liderou um grande exército mas recuou. Em 1574, os exércitos de William venceram várias batalhas menores, incluindo vários encontros navais. Após fracassadas negociações de paz em Breda, em 1575, a guerra continuou. Um acordo assinado na cidade holandesa de Utreque, em 23 de Janeiro de 1579, entre as províncias rebeldes dos Países Baixos é considerada como a origem da República das Províncias Unidas, embora esta não fosse reconhecida oficialmente até a assinatura da Paz de Vestefália, em 1648.




O Assassinato – O católico da Borgonha Balthasar Gérard (nascido em 1557) era um sujeito e defensor de Filipe II, Rei da Espanha, e considerava Guilherme de Orange um traidor do rei e da religião católica. Gérard comprou duas pistolas de trava e em 10 de julho, ele marcou um encontro com William of Orange em sua casa em Delft, o Prinsenhof. Depois que William saiu da sala de jantar e desceu as escadas, van Uylenburgh ouviu Gérard dar um tiro em William no peito à queima-roupa. Gérard fugiu imediatamente. De acordo com registros oficiais, as últimas palavras de William foram:

Mon Dieu, ayez pitié de mon âme; seg Dieu, ayez pitié de ce pauvre peuple. (Meu Deus, tenha piedade da minha alma; meu Deus, tenha piedade desse pobre povo). *wiki



Buracos de bala do assassinato no Prinsenhof


Segundo a historiadora britânica da ciência Lisa Jardine, Willian foi o primeiro chefe de estado a ser assassinado por revólver .







Seguimos adiante … aos salões que retratam através das pinturas de artistas holandeses a história do Estado Moderno das Províncias Unidas – Países Baixos e da Família Real Orange-Nassau.



Rei Guilherme Alexandre e sua Filha Catarina Amália, Princesa de Orange




Confira a lista dos Monarcas Holandeses | Orange-Nassau
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_monarcas_dos_Paises_Baixos




O Museu Prinsenhof Delft também expõe como os residentes de Delft  contribuíram com criatividade e engenhosidade para o desenvolvimento da Holanda. Os visitantes são levados pelo rico passado, pela arte e cultura de Delft, que fazem da cidade um lugar tão inspirador e interessante até hoje.

A experiência e o desejo de inovar estão nos genes de Delft. Ao longo dos séculos, artistas e cientistas de Delft ocuparam uma posição de destaque e contribuíram para o desenvolvimento da Holanda.








Delft é pátria do pintor Johannes Vermeer e da porcelana Delft Blue. O Delft Blue é um produto mágico, desenvolvido na tentativa de recriar a mundialmente famosa porcelana chinesa azul e branca. Graças ao espírito comercial holandês, Delft conseguiu fabricar a ‘porcelana falsa’ de forma a adquirir seu próprio status e mercado e se transformar em um ícone global.






5 coisas que não sabia sobre a porcelana de Delft [catawiki]

O Museu Prinsenhof Delft tem uma extensa coleção de pinturas, cerâmicas e utensílios. Muito disso data dos séculos XVI e XVII, período de grande prosperidade para Delft e os Países Baixos. A coleção abrange um período de mais de cinco séculos e é bastante diversificada.

E – óbvio – não deixe de passear pela cidade, “perca-se”. Delft é uma típica, pequena, romântica e simpática villa holandesa, com vários canais, lojas, feiras, praças e belas igrejas — um passeio irresistível.

Souvenirs em Delft Blue – Destaque Moça com Brinco de Pérola, Johannes Vermeer. Quadro original exposto no Museu Mauritshuis, em Haia


Muito obrigado ao Museu Prinsenhof Delft por conhecer a história da formação e construção de Nederlands. Um incrível valew valew…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.